Autores internacionais e nacionais

Escolhidos pelo curador Rogério Pereira com aprovação da Comissão Organizadora da Flim, os autores, de um modo geral, dialogam com o tema “Desafiando limites”.

afonso-cruz

Afonso Cruz

Escritor, músico e ilustrador português, publicou mais de 30 livros que lhe renderam diversos prêmios, como o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, o Prémio Autores SPA/RTP e o Prémio da União Europeia para a Literatura, com o livro “A boneca de Kokoschka”. Sua obra “Jesus Cristo bebia cerveja” recebeu o Prémio Time Out – Livro do Ano e foi o Melhor Livro do Ano segundo os leitores do jornal Público.

Andréa Zamorano

Andréa Zamorano

Nasceu no Rio de Janeiro e vive há quase 30 anos em Portugal. “A casa da rosas”, seu romance de estreia, foi publicado naquele país em 2015 e ganhou o Prémio Livro do Ano, da revista Time Out Lisboa.

José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa

Nascido em Angola, teve seus livros traduzidos para mais de 20 idiomas. Entre suas obras, destacam-se: os romances “Nação crioula”, “O vendedor de passados”, que recebeu o prêmio de ficção estrangeira do jornal inglês The Independent, e “As mulheres do meu pai”; os volumes de contos “Fronteiras perdidas” e “Catálogo de sombras”; e as peças de teatro “Chovem amores na rua do Matador” (com Mia Couto) e “Aquela mulher”.

José Luís Peixoto2

José Luís Peixoto

Narrador, poeta e dramaturgo português. Possui mais de 20 obras literárias publicadas, além de diversos prêmios, entre eles “Morreste-me” foi escolhido como um dos 10 livros da primeira década do século XXI pela revista Visão e “Nenhum olhar” um dos livros da década pelo jornal Expresso. Em 2016 ganhou um dos mais importantes prêmios entre os países de língua portuguesa, o Prêmio de literatura em língua portuguesa, com a obra “Oceanos”.

image

ONDJAKI 

Poeta e escritor angolano, dedica-se a duas mostras de artes visuais, uma no Brasil e outra em Angola, além de ser cineasta e autor de roteiros cinematográficos. Co-dirigiu o documentário “Oxalá cresçam pitangas – histórias da Luanda”. Entre suas obras literárias, as mais conhecidas são: o romance “Bom dia camaradas”, de 2001; a novela “O assobiador”, de 2002; o livro de poesia “Há prendisajens com o Xão”, de 2002; o infantil “Ynari: a menina das cinco tranças”, de 2004; “Os da minha rua”, que lhe rendeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007; e a mais recente obra poética “Há gente em casa”, em 2018.

Aline Bei2

Aline Bei

Paulista, venceu o Prêmio Toca, que lhe possibilitou publicar pelas editoras Nós e Edith a obra “O peso do pássaro morto”. Publicado, a autora recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos.

Celso Sisto

Celso Sisto

Nascido no Rio de Janeiro, é autor, ator, ilustrador e crítico de literatura infantil e juvenil. Tem 60 livros publicados para crianças e jovens. Já recebeu os prêmios Autor Revelação (FNLIJ, 1994); Ilustrador Revelação (FNLIJ, 1999); Melhor Livro Infantil (Açorianos, 2011); e Livro do Ano (Açorianos, 2011).

Eliane Potiguara

Eliane Potiguara

Fundadora da primeira org. de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), é embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Recebeu do governo brasileiro o Título de “Cavaleiro da Ordem  ao Mérito Cultural”, em 2014, e foi indicada, em 2005,  ao Projeto Internacional “Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz”. Seu livro carro-chefe é “Metade de cara, metade de máscara” e possui diversas obras infantis, poéticas e antológicas.

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda

Poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010, em sua oitava edição, na categoria Teatro. Também foi premiada no cinema pelo filme “A última estação”, de Marcio Curi, no qual protagoniza a personagem Cissa.

Sem_Censura_Flavia_Lins_e_Silva_com_personagem_Pilar_02_Credito_Divulgacao

Flávia Lins e Silva

Criadora do seriado “Detetives do prédio azul” (canal Gloob), a autora tem mais de dez livros publicados para crianças e jovens, entre eles “Diário de Pilar na Amazônia”, “Nas folhas do Chá” (escrito em colaboração com a chinesa Liu Hong) e “Mururu no Amazonas”, que ganhou o Prêmio de Melhor Livro do Ano, categoria juvenil, em 2011, pela Fundação Nacional do Livro.

Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia, com estudo sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro, escreveu os livros “Dias”, em 2012, “A oração do carrasco”, em 2017, e “Torto arado”, em 2018. 
Vencedor do Prêmio Jabuti de Romance Literário 2020.  

julian fuks3

Julián Fuks

Paulista, é autor dos livros “A procura do romance” e “Histórias de literatura e cegueira”, ambos finalistas dos prêmios Jabuti Portugal Telecom. Sua obra “A resistência” foi vencedora dos prêmios Jabuti de Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance (2016), Saramago (2017) e Anna Seghers (2018).

Marcos Peres2

Marcos Peres

Maringaense, é autor das obras “O evangelho segundo Hitler” (2013) e “Que fim levou Juliana Klein?”. A primeira foi vencedora dos prêmios SESC 2012/2013, São Paulo de Literatura 2014 e finalista do Prêmio Jabuti 2014.

Natalia Borges Polesso

Natalia Borges Polesso

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, venceu o Prêmio Açorianos, em 2013, na categoria contos com o seu primeiro livro: “Recortes para álbum de fotografia sem gente”. Na mesma categoria, em 2016, sua obra “Amora” venceu o Prêmio Jabuti e recentemente, 2019, lançou seu primeiro romance: “Controle”. É um dos 39 escritores mais destacados da América Latina, segundo a lista Bogotá39.

Oscar Nakasato

Oscar Nakasato

Autor maringaense vencedor do Prêmio Jabuti, em 2012, com o romance “Nihonjin”, no qual aborda as correntes migratórias do começo do século XX no Brasil.

1567289698325

Sérgio Abranches

É sociólogo, cientista político e escritor. Publicou, entre outros, “O pelo negro do medo” (Record, 2012), “Que mistério tem Clarice?” (Biblioteca Azul, 2015) e “A era do imprevisto: a grande transição do século XXI” (Companhia das Letras, 2017), vencedor do prêmio literário nacional PEN Clube do Brasil, e “Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), finalista do prêmio Jabuti na categoria ensaio/humanidades.

Socorro Acioli

Socorro Acioli

Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, a escritora cearense teve seu primeiro livro publicado com oito anos de idade, “O pipoqueiro João”. Tem uma vasta bibliografia infanto-juvenil, que lhe rendeu os seguintes prêmios: Jabuti, em 2013, com a obra “Ela tem olhos de céu”; Melhor obra inédita de literatura infantil, em 2004, com a obra “É pra ler ou pra comer?”; e Selo altamente recomendável, em 2006, 2007 e 2008, com as obras “A casa dos Benjamins”, “O peixinho de pedra” e “Vende-se uma família”, respectivamente.

Mediadores

Bruno Barra

Bruno Barra

Membro do coletivo da juventude negra de Maringá – Yalodê-Badá, tem diversos trabalhos e exposições acadêmicas sobre as linhas de racismo, sociedade e identidade. Foi mediador de três mesas redondas na FLIM 2019: literatura e representatividade LGBT, clubes de leitura em Maringá e literatura e representatividade negra.

Dany Fran

Dany Fran

Dany Fran, junto com Kelly Shimohiro, idealizou o blog “Irmãs de Palavra” em 2015 e, de lá para cá, lançaram livros e criaram o clube de leitura Amigos de Palavra.

4e9c4ae6a0c78788daf5c87d52d60c59

Estela Lacerda

Doutoranda e mestra em Estudos Literários (UEM), poeta, mediadora do #LeiaMulheres – Maringá e integrante do Mulherio das Letras – Paraná.

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro, junto com Dany Fran, idealizou o blog “Irmãs de Palavra” em 2015 e, de lá para cá, lançaram livros e criaram o clube de leitura Amigos de Palavra.

Luigi Ricciardi

Luigi Ricciardi

Nascido em Londrina (PR), doutor em literatura, é autor de cinco livros, entre eles “Criador e Criatura” e “A aspereza da loucura”. Em 2009, venceu o Concurso Nacional de Poesia com o texto Dança das Máscaras.

marcos h

Marco Hruschka

Professor de Língua Francesa, é professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando, é pesquisador no campo dos Estudos Literários e autor dos livros “Tentação” (poesia, 2010) e “No que você está pensando” (pensamentos, 2014).

Maria Almeida

Maria Almeida

Especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Uniasselvi. Professora do Ensino Básico pela Seed ( Secretaria de Estado da Educação do Paraná)  . Mediadora do clube de leitura “Leia Mulheres de Maringá”. Integrante do clube “Bons Casmurros” de Maringá desde 2013.

marivânia

Marivânia Conceição Araujo

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), é professora titular da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Maringá, população negra, educação, cotas raciais e relações raciais. É coordenadora do NEIAB/UEM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiro e associada à ABNP – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Pedro Ochoa

Pedro Ochôa

Mestre em Educação na Universidade Estadual de Maringá, coordenador e diretor do TUM – Teatro Universitário de Maringá e professor no curso de graduação em artes cênicas – licenciatura em teatro. Diretor e fundador da cia “Circo teatro sem lona”.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 11.06.43

Thays Pretti

É mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, e autora de “Efêmeras” e “A Mulher que ri”. Atua com produção de conteúdo para internet e consultoria para textos ficcionais e não ficcionais. É também idealizadora da “Revista Maria do Ingá”, um espaço para a literatura produzida em Maringá-PR, e parte do Coletivo Palavrão. Gosta de estar entre amigos, livros, cachorros e plantas, não necessariamente ao mesmo tempo ou nessa ordem.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 10.15.53

Victor Simião

Formado em jornalismo e ciências sociais, atua como repórter e cronista. É o criador do “Clube de Leitura Bons Casmurros”, resenhista do jornal “Rascunho” e colunista de literatura no “Biblioteca CBN”, na rádio CBN Maringá. Além disso, acha estranho pacas falar sobre si mesmo em terceira pessoa, como ocorre neste breve currículo que você lê – e que foi escrito por ele (eu?) mesmo.

Apresentadores

Pedro

Pedro Marques

Pedro é gestor cultural e produtor. Possui competências para organizar e executar atividades de produção de eventos, como também para o planejamento, o gerenciamento e a execução de projetos, produção de conteúdo, palestras e ações formativas. Formado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI – 2015), possui extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS – 2017) e pós-graduação em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac.

Sara

Sara Araújo

Sara de Jesus Araújo tem participação na criação do Espaço “Carolina Maria de Jesus” da Defensoria Pública do Paraná em Cianorte (PR). É produtora da página de Instagram @negracervejassomelier, que tem como foco levar autores e autoras de literatura ao conhecimento do público. Apresenta harmonizações que dialogam com a gastronomia, cervejas e livros. É organizadora e mediadora no Clube de Leitura “Quilombo de Leituras Negras”.

Yuri-AlHanati

Yuri Al’Hanati

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, foi repórter de cultura e crítico literário da Gazeta do Povo e, por três anos, também cartunista do mesmo jornal, produzindo tiras diárias para o impresso e a internet. Criou, em 2010, o Livrada!, plataforma multimídia para discutir literatura que, desde 2015, é também um canal no YouTube, com milhares de inscritos.

Zilene

Zilene Resende

Zilene Franco Rezende é graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e participante dos clubes de leitura LEIA MULHERES, BONS CASMURROS e CLUBE DE LEITURA DE MARINGÁ.

Festa Literária Internacional de Maringá 2020. Todos os direitos reservados.

Créditos das fotos (da esquerda para a direita, de cima para baixo): Autores – Fabio Seixo/Agência O Globo; Paulo Sousa Coelho; Guilherme Baffi/Diário da Região; Mundo Leitura/Divulgação; Acervo pessoal/Facebook; Caio Basílio/Divulgação; AGB-Campinas/Divulgação; Sempre um papo/Divulgação; Divulgação/Wook; Fernanda Sucupira/Divulgação; Renato Parada/Divulgação; Página cinco/ Divulgação; Gabriela Oltramari/Divulgação; Wook/Divulgação; Como eu escrevo/Divulgação; Rede Brasil atual/Divulgação; Publishnews/Divulgação; O Universo da TV/Divulgação.  Mediadores – Reprodução/Facebook; Acervo pessoal/Irmãs de palavra; Câmara municipal de Maringá/Divulgação; Acervo pessoal/Irmãs de palavra; Simply Radioactive/Divulgação; Reprodução/Facebook; ASC UEM/Divulgação; Fadi Hijazi; VS Atividades Culturais.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google