Autores da edição 2018

Escolhidos pelo curador Rogério Pereira  com aprovação da Comissão Organizadora da Flim, os autores, de um modo geral, dialogam com o tema “Resistências” e com os eixos Negro, Índio, Mulher, LGBTI e Refugiado.

Autores nacionais e internacionais

*

Angélica Freitas

Angélica Freitas nasceu em Pelotas (RS), em 1973. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estreou com os poemas de Rilke shake (2007). Seu livro mais recente é Um útero é do tamanho de um punho (2012), pelo qual levou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Aparecida Vilaça

Antropóloga e professora, Aparecida Vilaça escreveu diversos livros acadêmicos sobre um povo indígena de Rondônia, os Wari’, com quem vem trabalhando há 30 anos. Seu livro mais recente é Paletó e eu (2018), relato de uma antropóloga sobre a vida ao lado de Paletó, seu carismático pai indígena.

Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes nasceu em São Paulo (SP), em 1960. Poeta e músico, foi um dos criadores da banda Titãs e do trio Tribalistas. É autor, entre outros, dos livros de poemas Agora aqui ninguém precisa de si (2015) e As coisas, de 1992, pelo qual levou o Prêmio Jabuti.

Bel Santos Mayer

Bel Santos Mayer nasceu em 1967. Graduada em Turismo e especialista em Pedagogia Social, há duas décadas atua em organizações não governamentais, facilitando processos de criação de bibliotecas comunitárias. Atualmente é coordenadora de projetos do IBEAC e gestora da LiteraSampa.

Carpinejar

Fabrício Carpinejar nasceu em Caxias do Sul (RS), em 1972. Formado em Jornalismo e mestre em Literatura Brasileira, estreou com As solas do sol (poesia, 1998) e já publicou 40 obras em diversos gêneros. Seu livro mais recente é Cuide dos pais antes que seja tarde (2018).

Cíntia Moscovich

Gaúcha de Porto Alegre, Cíntia Moscovich nasceu em 1958. Mestre em Teoria Literária, estreou com o livro de contos O reino das cebolas (1996). Além de integrar antologias nacionais e estrangeiras, é autora de Anotações durante o incêndio (2000) e Essa coisa brilhante que é a chuva (2012).

Cidinha da Silva

Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1967, e vive em São Paulo (SP). Graduada em História, fundou em 2005 o Instituto Kuanza. Estreou na literatura com Cada tridente em seu lugar e outras crônicas (2006) e também é autora, entre outros, de Um Exu em Nova York (2018) e Kuami (2011).

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1946, e vive no Rio de Janeiro (RJ). Doutora em Literatura Comparada, lançou em 2003 o romance Ponciá Vicêncio. Também é autora, entre outros, de Insubmissas lágrimas de mulher (contos, 2016) e de Poemas da recordação e outros movimentos (2017).

Cristino Wapichana

Cristino Wapichana é um escritor, músico e contador de histórias nascido em Boa Vista (RR). Autor dos livros infantis A boca da noite (2016), A oncinha Lili (2014), Sapatos trocados (2014) e A onça e o fogo (2009), desenvolve atividades culturais, educativas e recreativas sobre a cultura indígena.

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1961. Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, estreou na poesia com Livro primeiro (1990). É autor, entre outros, de Escuta (2015), Sentimental (2012) e Cinemateca (2008).

Fabíola Farias

Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Foi coordenadora da rede de bibliotecas públicas e dos projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e é leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa.

Ilan Brenman

Ilan Brenman nasceu em Israel, em 1973, e está radicado no Brasil desde 1979. Graduado em Psicologia, é também mestre e doutor em Educação. Desde 1997 já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis — A menina furacão e o menino esponja (2018), O sapo e os meninos (2017), entre outros.

Javier Arancibia Contreras

Javier Arancibia Contreras nasceu em Salvador (BA), em 1976. Ex-repórter policial, estreou na literatura com Imóbile (2008). É autor dos romances O dia em que eu deveria ter morrido (2011) e Soy loco por ti, América (2016) e do livro-reportagem Plínio Marcos — A crônica dos que não têm voz (2002).

João Silvério Trevisan

João Silvério Trevisan nasceu em Ribeirão Bonito (SP), em 1944. Formado em Filosofia, é um escritor com importante papel na defesa dos direitos dos homossexuais. Estreou na literatura com Testamento de Jônatas deixado a David (1976) e publicou, entre outros, Pai, pai (2017) e Rei do cheiro (2009).

Luís Henrique Pellanda

Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor, entre outros, do livro de contos A fada sem cabeça (2018), das crônicas de Detetive à deriva (2016) e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (2010/2012).

Marcia Tiburi

Marcia Tiburi nasceu em Vacaria (RS), em 1970, e vive no Rio de Janeiro (RJ). Formada em Artes Plásticas e doutora em Filosofia, estreou na ficção o romance Magnólia (2005) e é autora, entre outros, de Feminismo em comum: para todas, todes e todos (2018) e Como conversar com um fascista (2015).

Paola Aleksandra

Paola Aleksandra é administradora por formação e blogueira por paixão. Paranaense, 28 anos, casada e autora do romance Volte para Mim, publicado em junho de 2018 pela Editora Planeta. Como uma fã assumida de bons livros e filmes, também é a criadora do site e canal Livros e Fuxicos, local onde compartilha seu amor pela literatura.

Paulo Lins

Paulo Lins nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1958. Graduado em Letras, estreou com a coletânea de poemas Sobre o sol (1986). Também é autor do romance Cidade de Deus, publicado em 1997 e adaptado para o cinema em 2002, e de Desde que o samba é samba (2012).

Rafael Coutinho

Rafael Coutinho nasceu em São Paulo (SP), em 1980. Formado em Artes Plásticas, é quadrinista, pintor e animador. É autor dos romances gráficos Mensur (2017) e Cachalote (2010), além de ter criado os três volumes da webcomic O beijo adolescente.

Raquel Matsushita

Raquel Matsushita nasceu e vive em São Paulo (SP). Especialista em Design Gráfico, Cor e Tipografia pela School of Visual Arts, de Nova York, é autora dos livros Mínimo múltiplo comum, Fundamentos gráficos para um design consciente e de seis obras infantis.

Selva Almada

Selva Amada nasceu em Entre Ríos, na Argentina, em 1973. Seus primeiros contos foram publicados na revista Análisis e, de 1997 a 1998, dirigiu a revista CAelum Blue. É autora, entre outros, dos romances O vento que arrasa (2012) e Garotas mortas (2014).

Thalita Rebouças

Thalita Rebouças nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1974. Jornalista e escritora, estreou na ficção com o infantojuvenil Traição entre amigas (2000) e já publicou mais de 20 títulos — Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado (2017), Fala sério, mãe! (2004), entre outros.

Tony Bellotto

Tony Bellotto nasceu em São Paulo (SP), em 1960. Estreou na ficção com o romance policial Bellini e a esfinge (1995), o primeiro de uma série que traz o detetive Remo Bellini como protagonista. Além do trabalho literário, é guitarrista e compositor da banda Titãs. Sua obra mais recente é (2018).

Yuri Al’Hanati

Yuri Al’Hanati nasceu em Praia Brava, distrito de Angra dos Reis (RJ), em 1986, e reside em Curitiba (PR) desde 2004. Formado em Jornalismo, mantém o blog literário Livrada! e conduz um canal homônimo no Youtube, que conta com mais de um milhão de visualizações e 27 mil inscritos.

Curador: Rogério Pereira

É jornalista, editor e escritor. Em 2000, fundou o jornal de literatura Rascunho. Desde 2011, é diretor da Biblioteca Pública do Paraná. É autor de Na escuridão, amanhã, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, menção honrosa no Prêmio Casa de Las Américas, e traduzido na Colômbia. Tem contos publicados no Brasil, Alemanha, França, Finlândia, Peru e Equador.

*

Autores regionais e estaduais

Andrea Motta

Andréa Motta é Presidente da União Brasileira dos Trovadores – UBT, advogada, é natural de Curitiba. Dirigente da União Brasileira de Trovadores, do Paraná. Também faz parte do Centro de Letras do Paraná, Academia Paranaense de Poesia e outras entidades, com participação em várias antologias. Com grande predileção também por haicais e poemas livres.

Armando Paulo da Silva

Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Cornélio Procópio – ALACCOP. Possui graduação em Ciências 1º Grau – Habilitação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa (2005) e Doutorado em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Bauru (2017). Desde de 1994 é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP).

Angela Ramalho Xavier

Angela Regina Ramalho Xavier nasceu em Nova Esperança-PR e reside em Maringá-PR. Possui formação em pedagogia com pós-graduação em Educação Infantil, em Educação Especial e em Pedagogia Hospital. Colaborou com publicações literárias no jornal Letras Santiaguenses (Santiago-RS) e na revista eletrônica Varal do Brasil, editada em Genebra (Suíça). Já teve seus livros divulgados em feiras literárias nacionais e internacionais (Feira de Frankfurt, Feiria Del Libro de Buenos Aires e Expobook em Nova Iorque).

Danilo Furlan

Danilo Furlan é pedagogo, formado pela Universidade Estadual de Maringá, é bonequeiro, contador de histórias e escritor.

Iara Ribeiro

Iara Ribeiro é atriz e diretora teatral. Formada em Letras, Pós- graduada em Literatura e Dança. Autora do livro “Vespas na retina’ pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro. Produtora cultural, professora e fundadora da Cia Pedras Teatro Circo, com 24 anos de luta e resistência!

Ivana Martins

Ivana Martins é jornalista, especialista em Marketing, escritora e fotógrafa, Escreveu, produziu e dirigiu peças teatrais, entre elas: “ Uma visita ao Sítio do Pica Pau Amarelo”, “O Pequeno Príncipe e o Natal no Mundo do Faz de Conta”. Trabalhou em jornais, revistas e TV onde teve os programas: “Educação em Destaque” e “Qual é o seu Problema”? É membro fundador da ALM – Academia de Letras de Maringá, da União Brasileira dos Trovadores – UBT – Seção Maringá, e da UNIJORE – União dos Jornalistas e Escritores de Maringá. É autora dos livros: “Sentimentos e Ilusões”(1987), “ Versos Incógnitos” (1991) e recentemente lançou “O Código das Águias”(2018)

Jaime Vieira

Professor de Línguas e Literaturas pela UEM, autor de 7 livros, possui 39 prêmios literários, alguns internacionais. É membro da União Brasileira dos Escritores – SP (UBE). É membro fundador da Academia de Letras de Maringá (ALM), e vice-presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (UNIJORE). O Colégio Estadual Unidade Polo eternizou o poeta inaugurando o auditório com seu nome.

Jeanete Monteiro de Cnop

Doutora em Letras, professora de Língua Portuguesa da UEM. Atuou em pesquisas nas áreas da Linguagem, Psicologia e em projetos de extensão, pesquisa e de ensino. É autora do livro “Tecelã de Textos”. Participou de várias antologias, é ex-presidente da Academia de Letras de Maringá, sua gestão ficou marcada como “conciliadora e interativa”. É membro da União Brasileira de Trovadores (UBT) – seção Maringá.

Joel Cardoso

Jornalista, autor de quatro obras literárias, palestrante e crítico literário da página cultural das quartas-feiras de O Diário de Maringá. É editor dos núcleos de jornalismo da Editora Online, que tem como carro-chefe a Revista Conexão Paraná. É membro fundador da Academia de Letras de Maringá (ALM) e fundador e atual presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (UNIJORE).

Lucrecia Welter Ribeiro

Lucrecia Welter Ribeiro formada em Matemática pela PUC e pós graduada “Docência do Ensino Superior” pela Universidade Cândido Mendes. Poeta haicaísta; Presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT; Membro do Clube da Poesia de Toledo; Delegada da União Brasileira de Trovadores – UBT em Toledo.

Lilia Machado Souza

Angela Regina Ramalho Xavier nasceu em Nova Esperança-PR e reside em Maringá-PR. Possui formação em pedagogia com pós-graduação em Educação Infantil, em Educação Especial e em Pedagogia Hospital. Colaborou com publicações literárias no jornal Letras Santiaguenses (Santiago-RS) e na revista eletrônica Varal do Brasil, editada em Genebra (Suíça). Já teve seus livros divulgados em feiras literárias nacionais e internacionais (Feira de Frankfurt, Feiria Del Libro de Buenos Aires e Expobook em Nova Iorque).

Luigi Ricciardi

Luigi Ricciardi, nascido Luís Cláudio Ferreira Silva na cidade de Londrina/PR, é graduado no curso de Letras Português/Francês na Universidade Estadual de Maringá/PR, mestre em Estudos Literários na mesma instituição. Atualmente é doutorando pela UNESP e professor do curso de Letras da UEL. Em 2011, lançou Anacronismo Moderno, seu livro de estréia. Em 2014, lançou Notícias do Submundo. No ano seguinte, publicou Criador e Criatura. Todos livros de contos. É membro da Academia de Letras de Maringá e idealizador da revista literária Pluriversos. Em 2014, foi finalista do prêmio SESC. No mesmo ano, foi incluído em uma antologia, publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, que conta com os 101 poetas mais marcantes da história do estado do Paraná.

Maria Léa Fragate

Dramaturga, produtora e autora de livros infantis. Em 2004 iniciou oprojeto Semearte, que visava despertar o gosto pela leitura. Neste mesmo ano, foi oficineira no projeto Paranização do Teatro Guaíra, continuando a ação por mais dois anos. Idealizou vários projetos conexos com a formação de leitores, inclusive a edição de um livro-game – X LIDE – que tem como pano de fundo a história de Dom Quixote
.

Marilu Martens

É membro da Academia Paranaense de Letras, nasceu em 26 de outubro de 1951, em Presidente Bernardes, SP. Graduado em Letras Franco/Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, possui Especialização em Comunicação Social, também pela UEL.
É jornalista desde 1970. Recebeu Menção Honrosa na Bienal Internacional do Livro, Câmara Brasileira do Livro, São Paulo (1982); Melhor Cobertura da Bienal Internacional do Livro, Câmara Brasileira do Livro, São Paulo (1984); Melhor Reportagem Econômica, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Curitiba (1995); Melhor Livro Memória Empresarial, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJ), São Paulo (2000), com o livro “Itaipu, a luz”

Neusi Berbel

Neusi Aparecida Navas Berbel é membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, pedagoga. Com mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Educação, muito voltados para Metodologias de Ensino e Formação Pedagógica de Professores.Tem vários livros publicados disponibilidade de tratar de temas pedagógicos como Metodologias Ativas, Metodologia da Problematização (pesquisa de pós doutorado e experiência de mais de 20 anos), avaliação ou verificação da aprendizagem e suas consequências, entre outros.

Nilson Monteiro

É membro da Academia Paranaense de Letras. Graduado em Letras Franco/Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, possui Especialização em Comunicação Social, também pela UEL.
É jornalista desde 1970. Recebeu Menção Honrosa na Bienal Internacional do Livro, Câmara Brasileira do Livro, São Paulo (1982); Melhor Cobertura da Bienal Internacional do Livro, Câmara Brasileira do Livro, São Paulo (1984); Melhor Reportagem Econômica, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Curitiba (1995); Melhor Livro Memória Empresarial, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJ), São Paulo (2000), com o livro “Itaipu, a luz”

Vera Margutti

Vera Lucia Fávero Margutti é Psicopedagoga, escritora e poeta. Autora dos livros de poesias “Flores do Coração”; Contos e Crônicas: “Entre Contos & Crônicas, Milagres”; Infantojuvenis: “Tuga, a tartaruguinha hiperativa” e “A estrela solitária”. Literatura Infantil: “Franguinha Riscadinha”; “Lagartixa Clock” e “Os tatuzinhos Órfãos”.

João Laércio

Formado em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Especializou-se em História do Brasil na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Funcionário público municipal desde 1985, na condição de historiador, trabalhou ainda como professor nas seguintes instituições: Colégio Estadual Dr. Gerardo Braga, Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Centro Universitário de Maringá – Unicesumar e Pontifícia Universidade Católica – PUC. Foi também secretário municipal de cultura de Maringá no biênio 2001 – 2002. Publicou as seguintes obras: 1995 – Catálogo da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural de Maringá.1996 – Teatro em Maringá: Vida de Calil Haddad. 2002 – Projeto Memória dos Bairros – Vila Operária.2016 – História Artística e Cultural de Maringá – 1936/1990.

Jornalista, autor de quatro obras literárias, palestrante e crítico literário da página cultural das quartas-feiras de O Diário de Maringá. É editor dos núcleos de jornalismo da Editora Online, que tem como carro-chefe a Revista Conexão Paraná. É membro fundador da Academia de Letras de Maringá (ALM) e fundador e atual presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (UNIJORE).

Mediadores

Alexandre Gaioto

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Mestre em Estudos Literários (UEM).

Luigi Ricciardi

Luigi Ricciardi, nascido Luís Cláudio Ferreira Silva na cidade de Londrina/PR, é graduado no curso de Letras Português/Francês na Universidade Estadual de Maringá/PR, mestre em Estudos Literários na mesma instituição. Atualmente é doutorando pela UNESP e professor do curso de Letras da UEL. Em 2011, lançou Anacronismo Moderno, seu livro de estréia. É membro da Academia de Letras de Maringá e idealizador da revista literária Pluriversos. Em 2014, foi finalista do prêmio SESC.

Marcos Peres

Marcos Peres nasceu em Maringá em 1984. É bacharel de direito e atualmente trabalha no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Por seu primeiro livro, O evangelho segundo Hitler (Record 2013), recebeu o prêmio SESC de Literatura de 2012/2013 e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2014.

Rodrigo Casarin

Rodrigo Casarin é jornalista, especialista em Jornalismo Literário e edita o Página Cinco (paginacinco.blogosfera.uol.com.br), blog de livros do Uol. Além disso, colabora ou já colaborou escrevendo principalmente sobre o universo da literatura com veículos como Valor Econômico, Aventuras na História, Carta Capital, Revista da Cultura, Revista Continente, Suplemento Literário.

Victor Simião

Interessado por literatura, política, economia e sociologia, é formado em Jornalismo (Unicesumar). Atualmente é repórter da rádio CBN (Maringá-PR), cursa Ciências sociais (UEM) e organiza o clube de leitura Bons Casmurros.

 

Danilo Furlan

Danilo Furlan é pedagogo, formado pela Universidade Estadual de Maringá, é bonequeiro, contador de histórias e escritor.

Joel Cardoso

Jornalista, autor de quatro obras literárias, palestrante e crítico literário da página cultural das quartas-feiras de O Diário de Maringá. É editor dos núcleos de jornalismo da Editora Online, que tem como carro-chefe a Revista Conexão Paraná. É membro fundador da Academia de Letras de Maringá (ALM) e fundador e atual presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (UNIJORE).

Luís Henrique Pellanda

Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor, entre outros, do livro de contos A fada sem cabeça (2018), das crônicas de Detetive à deriva (2016) e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (2010/2012).

Yuri Al’Hanati

Yuri Al’Hanati nasceu em Praia Brava, distrito de Angra dos Reis (RJ), em 1986, e reside em Curitiba (PR) desde 2004. Formado em Jornalismo, mantém o blog literário Livrada! e conduz um canal homônimo no Youtube, que conta com mais de um milhão de visualizações e 27 mil inscritos.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google