Durante a Festa Literária Internacional de Maringá serão realizadas diversas ações, como: cursos, palestras, oficinas, mesas, bate-papos etc.

Inscreva-se aqui e participe dos eventos.  

6 de novembro (quarta-feira)

9h30 – Palestra – Auditório Sertões

Literatura surda

Cláudiou Mourão (Cacau)
Intérpretes: Francielle Lopes e Bruno Lins

A palestra é aberta a surdos e ouvintes, onde serão apresentados aspectos da produção da literatura surda, cultura e folclore surdo.  

[Esgotado]

14h – Mesa – Auditório Sertões

Série Vaga-Lume: literatura que ilumina

Fabio Weintraub
Jô Duarte

A Coleção Vaga-Lume é a grande homenageada da Festa Literária Internacional de Maringá em 2019. O editor do grupo Somos Educação (Editora Ática) e uma das autoras mais bem-sucedidas da coleção conversam sobre esse marco da literatura infantojuvenil brasileira, que há mais de quatro décadas vem encantado leitores de diferentes gerações.

[Esgotado]

19h30 – Auditório Sertões

O planeta Elza

Zeca Camargo

Experiente repórter musical, o jornalista e apresentador de TV mergulhou no universo único de Elza Soares, uma das cantoras mais importantes de todos os tempos. Ele fala sobre os bastidores da recente biografa que escreveu sobre a artista. Uma viagem sobre uma das trajetórias mais surpreendentes da música brasileira.

[Esgotado]

7 de novembro (quinta-feira)

14h – Mesa – Auditório Sertões

Fronteiras poéticas

Prisca Agustoni
Edimilson de Almeida Pereira
Poetas e professores universitários, os escritores reunidos nesta mesa falam sobre a importância que a palavra escrita tem em suas atividades, seja na literatura, seja na docência acadêmica. Eles também comentam como suas origens — ela suíça, ele mineiro — influenciam em suas produções.

Faça sua inscrição
14h30 – Mesa – Auditório Capitu

Crônica maringaense

Thays Pretti
Victor Simião

A crônica é um dos gêneros literários mais lido no Brasil, entretanto, por vezes relegado a um subproduto do campo literário. Maringá conta com grandes cronistas e, dentre eles, Thays e Victor são destacados cronistas  da cidade canção. A reunião deles em uma mesa mediada por Maria Almeida será uma oportunidade impar para se discutir tal gênero. 
[Esgotado]

19h30 – Palestra – Auditório Sertões

O múltiplo Xico

Xico Sá

O jornalista e escritor cearense encarna, como poucos, a atividade de cronista: em seus textos, fala com categoria sobre os mais variados temas, da política ao esporte. Também nada de braçada em outras frentes, como a TV, o jornalismo e a prosa literária. Neste bate-papo, ele resume sua múltipla e interessante trajetória, que já tem mais de três décadas.

[Esgotado]

19h30 – Palestra – Auditório Capitu

Para além das colunas de Hércules: conectando a paraconsistência ao cotidiano

Prof. Dr. Evandro Luís Gomes

Pode um tema acadêmico ser apresentado a um público amplo? E com beleza literária? Esse foi o intento da transposição da tese de doutorado ao livro “Para além das Colunas de Hércules, uma história da paraconsistência: de Heráclito a Newton da Costa”, em que o pesquisador narra a história do desenvolvimento das lógicas paraconsistentes, que são sistemas lógicos tolerantes a contradições. A referida obra não está completa sem sua divulgação ao público leitor, incluindo o não especialista,  o que leva o autor a compartilhar a experiência decorrente do processo de composição literária e produção editorial.
*Obra indicada ao prêmio Jabuti, em 2018, na categoria eixo Ensaios-Humanidades.
Faça sua inscrição

8 de novembro (sexta-feira)

9h30 – Mesa – Auditório Capitu

Poesia maringaense entre gerações

Jaime Vieira
Gilmar Leal dos Santos
Piera Schnaider

A mesa oportuniza o encontro de três grandes poetas maringaenses de estilos e tempos diferentes, entretanto tendo em comum uma incondicional paixão pela poesia.  

Faça sua inscrição
14h – Mesa – Auditório Sertões

Narrativas gráficas

Roger Mello
Bianca Pinheiro
Um consagrado autor (e ilustrador) de literatura infantojuvenil e uma das expoentes da nova geração de quadrinhos se encontram para falar sobre desenhos e histórias. Eles revelam os meandros de suas criações e as diferenças e similaridades entre suas atividades.

Faça sua inscrição
14h30 – Palestra – Auditório Capitu

Narrativas midiáticas e literatura como experiência: antídotos contra a mediocridade reinante

Luiz H. Fabiano

Literatura como possibilidade de ultrapassagem da vivência no sentido de atingir a experiência de ação no mundo. Entende-se portanto, as obras de arte literárias como recursos de expansão dos sentidos humanos ao ampliar a percepção e a capacidade de enfrentamento ao obscurantismo reinante. O contraponto às narrativas midiáticas permite demonstrar a importância da literatura contra as fórmulas reducionistas da massificação  cultural na atualidade. 
[Esgotado]

19h30 – Mesa – Auditório Sertões

Letras em grandes telas

Marçal Aquino
Giovana Madalosso

Como a literatura pode ajudar na escrita de um roteiro de TV ou cinema? Por outro lado, a elaboração de roteiros pode influenciar a prosa literária? Autores que encaram com frequência essas questões na prática conversam sobre a criação em suas atividades ao mesmo tempo tão próximas e tão distantes.

Faça sua inscrição
19h30 – Palestra – Auditório Capitu

Conexões históricas e literárias  Brasil-Angola

António Antunes Fonseca
 

Autor angolano, responsável pelo programa de rádio Antologia, possui mais de sete obras publicadas. António abordará sobre os laços históricos e literários entre dois grandes países não europeus que tem em comum a Língua Portuguesa, Brasil e Angola. 

Faça sua inscrição

9 de novembro (sábado)

9h30 – Mesa – Auditório Capitu

O fazer literário no interior do Paraná

Edson de Carvalho
José Eugênio Maciel
Renato Faria

A produção literária paranaense é de grande efervescência e com nomes que se destacam no cenário nacional e internacional. Uma parte significativa desses autores são do interior paranaense que, por vezes, estão longe dos holofotes da mídia.  

Faça sua inscrição
14h30 – Mesa – Auditório Capitu

Ser escritor nessas bandas de cá!

Quirino Maia
Meyre Barbosa
Fran Nanii

A proposta de tal encontro entre três escritores de cidades circunzinhas de Maringá é oportunizar o debate sobre como se produz obras literárias nessa região e quais são suas vantages e desvantagens.  
 

Faça sua inscrição
16h – Bate-papo – Auditório Capitu

Veganismo popular

Giovana Gazoli Amboni

O veganismo é um movimento ético contra a exploração animal, seja no prato, seja na indústria e/ou nas atividades de entretenimento. Muitas pessoas acreditam que é impossível serem veganas com pouco dinheiro. Vamos conversar para saber que isso é possível e maravilhoso!

Faça sua inscrição
16h30 – Mesa – Auditório Sertões

A escrita no divã

Contardo Calligaris
Maria Homem

Acostumados a temas espinhosos, os autores desta mesa falam sobre literatura a partir de seus vastos conhecimentos psicanalíticos. Afinal, a psicanálise e a psicologia são artifícios centrais em diversas grandes obras de ficção. Contardo Calligaris, um romancista, e Maria Homem, autora de um livro sobre Clarice Lispector, enriquecem o assunto com erudição e clareza.

[Esgotado]

18h30 – Slam – Auditório Capitu

Poesia surda e poesia ouvinte

Leo Castilho
Coletivo Pé Vermelho
Intérpretes: Francielle Lopes e Bruno Lins

O evento contará com a participação de poetas surdos e também ouvinte. Os poetas surdos apresentarão trabalhos produzidos durante um workshop sobre poesia surda que será realizada na Flim. 

Faça sua inscrição
19h – Bate-papo – Auditório Sertões

Literatura e memória

Scholastique Mukasonga

Sobrevivente do genocídio dos Tutsis, ocorrido nos anos 1990 em sua terra natal, Ruanda, a autora, radicada desde 1992 na França, fez do trágico passado um dos motores de sua literatura. Com diversos livros premiados, ela conta como moldou sua prosa altamente confessional, que conquistou milhares de leitores mundo afora.

Faça sua inscrição
21h – Bate-papo – Auditório Sertões

Poéticas de Moraes

Moraes Moreira

Ícone da música brasileira, Moraes Moreira apresenta um pocket show e um bate-papo, preparados com exclusividade para a FLIM 2019. No repertório, canções clássicas e sucessos de sua longa e premiada carreira. Há espaço também para músicas de seu mais recente trabalho, Elogio à inveja, uma homenagem aos grandes cantores que compõem a memória afetiva de Moraes.

[Esgotado]

10 de novembro (domingo)

9h30 – Palestra – Auditório Capitu

Corpo e meio ambiente – os principais desafios do séc. XXI

Carolina Pera

A Roda de Conversa tem como objetivo geral apresentar a interação humano-meio ambiente ao longo das diversas sociedades, das agrárias às industriais, apontando as diversas formas de relação com o tempo e a natureza. Busca-se reconhecer e criar consciência das responsabilidades no campo doméstico, no mercado e no poder publico, ao que diz respeito à liberdade e à ética acerca de nós no mundo e que mundo oferecer aos que chegam.
 

Faça sua inscrição
11h – Palestra – Auditório Capitu

O papel da literatura no contexto atual

Alice Áurea

A palestra, trata, além das funções da literatura como arte em suas diversas formas de expressão, do papel que exerce em contexto opressor, quando as liberdades essenciais do ser humano estão em risco.
 

Faça sua inscrição
17h – Mesa – Auditório Capitu

Vidas que contam vidas

Daniela Arbex
Paulo Cesar de Araújo

Um historiador e uma jornalista apresentam suas visões sobre livros de reconstituição histórica. Autores de livros que já se tornaram referências entre obras de não-ficção no Brasil, eles revelam aquilo que uma biografia e uma grande reportagem precisam ter para que sejam bem-sucedidas.

[Esgotado]

19h – Bate-papo – Auditório Sertões

Prosas e versos

Fernanda Takai

Uma das vozes mais representativas da música brasileira, Fernanda Takai também tem se destacado como escritora. Ela conversa com o público sobre sua carreira e revela questões ligadas ao seu processo de escrita, que se divide entre a letra de música e a prosa literária.

[Esgotado]

OFICINAS

6 a 8/11 – 9h às 12h
Biblioteca Centro
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090

Poesia: criação poética

Prisca Agustoni

 Em um ambiente de discussão e troca sobre o processo criativo no campo da poesia, os alunos vão trabalhar a partir de alguns exemplos práticos, como a leitura de textos e avaliação dos efeitos princiapis surtidos por eles. Dessa forma, propicia-se aos participantes uma consciência maior dos intrumentos que eles podem manejar para conseguir o efeito poético desejado.

Faça sua inscrição
6 a 7/11 – 14h30 às 17h30
Biblioteca Centro
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090

Narrativa: soltando a língua

Marcelino Freire

 Por meio de exercícios, leituras e troca de ideias, o escritor Marcelino Freire dá dicas de como trabalhar a concisão, criar um personagem, desbloquear o texto e organizar um livro.

[Esgotado]

7 a 8/11 – 14h30 às 17h30 e 9/11 – 9h às 12h
Centro de Ação Cultural – CAC
Av. Paraná, n° 793

Ilustração: narrativas, narratividades e processos criativos no livro ilustrado

Alexandre Rampazo

 Durante a oficina, Alexandre Rampazo aborda práticas sobre processos criativos e criação de narrativas para livros ilustrados. Serão realizados exercícios práticos de experimentação em ilustração, linguagem narrativa e criação de uma narrativa dos alunos a partir dos elementos abordados em aula.

[Esgotado]

7 a 8/11 – 18h30 às 21h30
Centro de Ação Cultural – CAC
Av. Paraná, n° 793

Workshop:  Poesia surda

Victória Pedroni
Gustavo Gusmão

Oficina de poesia surda com o objetivo de instrumentalizar os participantes para que possam produzir suas próprias poesias. Voltada a surdos com idade acima de 16 anos que já tenham aquisição da língua de sinais. 

 [Esgotado]

6, 7 e 8/11 – 9h, 9h30, 14h e 14h30
Espaço CAC

Oficina: Mosaico em EVA

Cezar Henrique Reis
Equipe CAC

Oficinas rápidas para o público infantil com uso de materiais lúdicos, linguagem fácil e propostas divertidas.

Faça sua inscrição
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google