Base de lançamentos

Conheça as obras que serão lançadas on-line, via Google Meet, na 7ª edição da FLIM. Venha bater-papo com os autores e descobrir novos livros.

Travessias

Felipe Figueira
9/12/2020 – Qua. – 19h
Link: meet.google.com/gcm-joqh-hjh

Característica: Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Poesia
Sinopse da obra: “Travessias” é uma obra que reúne tanto poesias quanto fotografias sobre a imigração venezuelana. Para tanto, possui como horizonte de trabalho a fronteira Brasil-Venezuela, especialmente os municípios de Pacaraima e Santa Elena de Uairén.
Currículo do autor:
Felipe Figueira é doutor em Educação e pós-doutor em História. É professor de História e Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Paranavaí.

A casa verde e amarela

Maria Eugenia Peres
9/12/2020 – Qua. – 20h30
Link:
meet.google.com/hqt-resu-nms

Característica: Não Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: poesia
Sinopse da obra: Poesia que conta a história da infância da autora na cidade de Presidente Castelo Branco.
Currículo da autora: Maringaense, escritora, administradora, design de interiores e estudante de letras português-inglês. A casa verde e amarela é o livro de estreia, participou de vários concursos literários pelo Brasil e tem 4 poemas publicados em livros desses concursos.

Poemas do amanhecer

Clodoaldo Moraes
10/12/2020 – Qui. – 19h30
Link:
meet.google.com/oaz-tixs-nvu

Característica: Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Poesia
Sinopse da obra: “Poemas do amanhecer” abrange trabalhos poéticos em diversos estilos (livre, soneto, haicai e outros) de Aldo Moraes, no período 1986 a 2011. Destacam-se pela musicalidade, inovação e modernidade e alguns dos poemas conquistaram prêmios em concursos literários nacionais.
Currículo do autor: Nasceu em junho de 1970, em Londrina/PR. Interessado por música, estudou composição erudita em São Paulo e em Londrina com Hans Joachin Koellreutter, Mário Loureiro, Eduardo Gramani, Arrigo Barnabé e Oilian Lanna. Mantém o blog cultural: www.ongartebrasil.blogspot.com

Tantas que aqui passaram

Maria Luiza Machado 
11/12/2020 – Sex. – 19h
Link:
meet.google.com/nge-dpss-kez

Característica: Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Poesia
Sinopse da obra: A partir de um olhar pungente e detalhista, “Tantas que aqui passaram” conta fragmentos da história de 29 diferentes mulheres, em forma de poemas narrativos.
Currículo do autor: É escritora baiana nascida em 1995, em Feira de Santana, e habitante da capital Salvador há 6 anos. Publicou seu primeiro livro, “Algumas Histórias sobre a Falta”, em 2018 (edição da autora) e seu segundo, “Todos os Nós”, em 2019 (Editora Penalux). Idealizou e organizou a antologia “Corpo que Queima”, que reuniu 41 poetas baianas de norte a sul do estado, publicada digitalmente em 2019 (Appaloosa Books). É também idealizadora e editora da Mormaço Editorial.

Guardador de palavras da Gabi (Coleção)
Aida Franco de Lima
12/12/2020 – Sáb. – 16h30
Link:
meet.google.com/hdr-eghp-tge

Característica: Não Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Tem relação com a biografia, mas também com psicologia infantil.
Sinopse da obra: Coleção de livros que mostra o desenvolvimento do pensamento infantil, por meio de diálogos cotidianos, ao longo dos anos.
Currículo do autor: Doutora em Comunicação e Semiótica, jornalista, professora universitária, ativista ambiental e em prol da escuta ativa.

Las Dos
Janaína Moitinho e Michele Santos
12/12/2020 – Sáb. – 19h
Link: meet.google.com/yaf-srvq-wqs

Característica: Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Poesia
Sinopse da obra: Plaquete bilíngue (port-esp) com poemas das escritoras brasileiras Janaína Moitinho e Michele Santos.
Currículo das autoras: Michele Santos é escritora, co-organiza o Sarau Sobrenome Liberdade na região do Grajaú em São Paulo. Autora de “Toda via” (2016) e “Deve ser isso” (2017).
Janaína Moitinho é escritora, co-organizadora do Slam do Grito que acontece na região do Ipiranga/SP. Publicou “fôlego” (2016), “pedaços” (2017) e “híbrida” (2018).

Provoque: cultura visual, masculinidades e ensino de artes visuais
João Paulo Baliscei
12/12/2020 – Sáb. – 20h30
Link:
meet.google.com/niy-ksgj-bbd

Característica: Não Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Pesquisa acadêmico-científica
Sinopse da obra: Debate sobre as maneiras como os sujeitos contemporâneos se relacionam com e a partir de imagens. “Como as imagens endereçadas à infância operam na construção visual das masculinidades?”. Para responder essa pergunta, o autor compartilha as investigações visuais críticas e inventivas que realizou sobre duas animações da Disney – Aladdin (1992) e Mulan (1998). Trata-se, portanto, de uma reflexão oportuna para aqueles e aquelas que atuam na área da educação, e sobretudo no ensino de Artes Visuais.
Currículo do autor: É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens – ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades.

Afinal, do que é feita uma família? Maternidades lésbicas na escola
Luciene Celina Cristina Mochi
12/12/2020 – Sáb. – 20h30
Link:
meet.google.com/niy-ksgj-bbd

Característica: Não Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Pesquisa acadêmico/ científica
Sinopse da obra: Este livro apresenta reflexões preocupadas sobre as percepções de professores e pedagogos em relação às famílias de mulheres dos alunos do ensino fundamental, com destaque para suas interações sociais na escola nas séries iniciais da educação básica. Os resultados dessa investigação mostram de que modo as famílias de mulheres estabelecem um complexo debate no espaço escolar, que ainda é imperado pelo viés dos modelos de famílias heteronormativas e das identidades binárias.
Currículo da autora: Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM/2016). Especialista em Educação Especial atuando na área de Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (2008). É professora da rede Estadual de Educação do Estado do Paraná desde 2005.

(Des)emContos

Cláudia Sabbag Ozawa Galindo
13/12/2020 – Dom. – 16h
Link: meet.google.com/dam-wfnw-kgt

Característica: Ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Conto
Sinopse da obra: Projeto de escrita de contos pelos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), idealizado e organizado pela professora Cláudia Sabbag Ozawa Galindo, disciplina de Literatura Brasileira.
Currículo da organizadora: Pós-doutorado em Literatura, pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), professora universitária de Literatura, com pesquisas nas áreas de Literatura Comparada, Estudos Culturais, Poesia e Música e perfil feminino na Literatura.

Minha vida, meu bairro, minha cidade
Maria Helena de Oliveira Morais
13/12/2020 – Dom. – 18h30
Link:
meet.google.com/gpa-whom-qmy

Característica: Não ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Biografia
Sinopse da obra: Aposentada, cantora, 77 anos e residente em Londrina desde 1958. Uma das lembranças mais fortes que tem é da geada de 1975 e por isso sua vida se cruza com a de Londrina. Teve sua vida modificada em 1977 com a morte do esposo, Noé, e ficando com quatro filhos para criar. Foi vencendo os desafios com força, fé em Deus e muito trabalho. Sua história foi biografada com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Currículo do autor: Nasceu em 1943, em Ourinhos-SP, e é moradora de londrina desde 1959. Cantora, palestrante, conhecedora de samba, MPB, temas clássicos e poesia. Participou do filme “Cléo, a rainha negra das passarelas”. Atua na área da cultura e negritude. Recebeu, em 2006, voto de louvor da Assembleia Legislativa do Paraná por sua história e participação na vida comunitária londrinense. Realizou o projeto “Memória da Mulher Negra Londrinense”.

Eu gostaria de…: o poder de transformar sonhos em realidade!
Andréa Schiavone e Tiago Lopes
13/12/2020 – Dom. – 20h
Link:
https://meet.google.com/gxr-jdzh-ipp 

Característica: Não ficcional
Gênero, tipo ou segmento: Viagem x Biográfico
Sinopse da obra: “Eu gostaria de…” inicia-se com um exercício diário para colocar-se mais próximos do que realmente está dentro da gente e tem um objetivo muito definido: fazer você pensar em sua própria vida e, quem sabe, se dispor a mudá-la e recolocá-la no caminho do seu sonho.
Os autores embarcaram em uma viagem de reconexão, uma volta ao mundo para escapar das amarras de uma vida sem sentido. Atravessaram as fronteiras do medo e caíram de cabeça no maior desafio de suas vidas. Passaram por 21 países, economizando até as moedas, porém esbanjando humildade para abraçar todo tipo de oportunidade onde se pudesse sentir e desfrutar o afeto humano.
Currículo dos autores: Andréa Schiavone é produtora de cinema e publicidade. Embarcou no seu grande sonho de ir em busca do desconhecido. Especializou-se na criação de conteúdo, para retratar e documentar cada cantinho desta volta ao mundo.
Tiago Lopes é apaixonado por esporte e descobriu nas maratonas e ultramaratonas que realizou pelo mundo o prazer de viajar. Trabalhou como personal trainer e coach de corridas de longa distância antes de se aventurar nesta volta ao planeta. Na viagem, especializou-se em filmagens aéreas e encontrou uma maneira de viver mais leve, simples e focado no afeto.

Festa Literária Internacional de Maringá 2020. Todos os direitos reservados.

Fotos de edições anteriores da FLIM utilizadas no site: Cary Bertazzoni
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google