Lançamentos literários

 Conheça aqui as obras que serão lançadas na 6ª edição da Flim!

09h30 às 10h30 – 06/11 (quarta-feira)
Autora: Maria Aparecida Bezerra da Silva
Título: As aventuras da Fada Blue
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A inquieta fadinha viaja pelo espaço, agarrada numa das pontas de uma estrela. Conhece outros mundos, vive novas experiências e, ao voltar, resolve conscientizar as pessoas para que promovam mudanças neste nosso mundo, para que ele fique tão bom quanto os que ela viu “do lado de lá”.
Currículo da autora: nasceu em Arapiraca-AL. Reside em Sarandi onde é professora de Ensino Fundamental nas séries iniciais e também atua na Educação Especial. Publicou: “A fada azul e o guardião da floresta”, “Vila dos piolhos felizes” e “Dengo, o mosquitinho perigoso”. Depois, atuando no Ensino Fundamental e na Educação Especial, publicou a “Ovelhinha vermelha” e “Ser diferente é legal” abordando a causa da inclusão social. Em 2019, escreveu “As aventuras da Fada Blue”.

14h às 15h – 06/11 (quarta-feira)
Autora: Marilene Teubner
Título: A janela amarela
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Fala de uma casa velha, cheia de teias de aranha e com fama de mal assombrada, resultando num ambiente pra lá de assustador! Mas, com uma mão de tinta aqui, uma ajeitada ali, a casa foi se tornando leve e novamente cheia de vida. A palavra chave para que tudo isso acontecesse foi MUDANÇA! Assim também somos nós, quando esquecemos de abrir as nossas janelas interiores. Elas enferrujam, criam teias e essa palavrinha mágica precisa ser acionada. Mudar faz bem! E, lá no fundo, quando resgatamos nossa força e nos libertamos de nossos quartos escuros, as janelas se abrem novamente para a vida e tudo em nosso jardim começa a florescer.
Currículo da autora: graduada em Letras/Espanhol. Integra a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro e é Presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Jales. Publicou os livros “Sabor Pitanga” e “A Palavra Reflexa”. Como ativista cultural e com o apoio da ANLPPB, desenvolve, junto às escolas de sua comunidade e cidades por onde passa, um projeto de incentivo à leitura intitulado “Brincando com as Palavras”, que resulta anualmente na publicação das Coletâneas “Primeiros Versos”.

15h30 às 16h30 – 06/11 (quarta-feira)
Autores: Kevin Nelson de Morais e Barbára Rodrigues Costa Paulo
Título da obra: Solstício I
Local: Base de lançamentos
Gênero, tipo ou segmento textual: História em Quadrinhos

Sinopse da obra: Sol acabou de se mudar para uma nova cidade e entrar na faculdade. Era para tudo estar bem, mas, algo está errado. Aliás, várias coisas estão.
Currículo dos autores: São alunos de Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e começaram a produzir esta obra após a Barbara ganhar a 6ª Edição do Concurso de Ilustrações sobre a Lei Maria da Penha.

17h às 18h – 06/11 (quarta-feira)
Autora: Larissa Minuesa Pontes Marega
Título 1: Para cantar o teatro: Airumã e as quatro estações
Título 2: Para ler o teatro: As três mosqueteiras e o intruso bonachão, Branca de Noiva, Flor do meu jardim e O Vilarejo
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra 1: Contém os textos do teatro musical “Airumã” e “As Quatro Estações”, O objetivo é entrelaçar música e teatro por meio de histórias literárias positivas, que abordam a temática da empatia e das relações humanas, seja em uma tribo indígena (“Airumã”), seja em uma viagem pelo trem da vida, metáfora da existência humana.
Sinopse da obra 2: Consiste na publicação de quatro textos teatrais infanto-juvenis escritos pela autora maringaense entre 2012 e 2014 em contexto escolar.
Currículo da autora: Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gêneros Discursivos, Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Linguística Textual e Análise da Conversação, e nas áreas de Dramaturgia, Direção e Interpretação Teatral. Profissional do teatro.

19h às 20h – 06/11 (quarta-feira)
Autor: Tiago Valenciano
Título: Whatsapp: a caixa preta das eleições 2018
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: O autor avalia aspectos sociais, políticos e do marketing eleitoral acerca daquele que foi o componente mais surpreendente e importante nas eleições de 2018: o aplicativo de troca de mensagens Whatsapp. A ideia é demonstrar como as campanhas políticas e a sociedade tem se alterado com a comunicação em rede, típica da pós-modernidade.
Currículo do autor: graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciências Sociais pela UEM, doutor em Sociologia pela UFPR, assistente legislativo da Câmara Municipal de Maringá, membro da Academia de Letras de Maringá, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, professor de sociologia e política nos cursos de graduação e pós- graduação de instituições de ensino na modalidade EAD. Publicou sete livros sobre política e história, destacando-se “Política Brasileira como entender o funcionamento do Brasil” (2015), e a biografia política “Tadeu França do povo nada mais!” (2018).

09h30 às 10h30 – 07/11 (quinta-feira)
Autora: Maria Cristina Vieira
Título: Nestor e o coração azul
Local: Base de lançamentos
Sinopse da obra: O peixinho Nestor jurava que o pôr do sol era azul, enquanto todas as outras criaturas marinhas saltavam para fora da água e gritavam: É laranja! É laranja! Nestor não compreendia por que para ele era azul o final de todo o dia. Numa noite, em sua caverna, teve uma linda surpresa e a revelação de um precioso segredo.
Currículo da autora: nasceu em São Jorge do Ivaí–PR. Pedagoga, técnica em enfermagem, artista plástica, palestrante, autora, ilustradora e contadora de histórias. Com 20 obras publicadas, é idealizadora dos projetos: Ler e Sonhar, O Mosquito Perigoso e Lixo! Aqui Não!, membro do projeto Pedagogia Hospitalar da Universidade Estadual de Maringá (UEM), membro da União Brasileira de Trovadores de Maringá (UBT) e da Academia de Letras de Maringá (ALM). Em 2013, fundou a Editora Flor do Brasil.

14h às 15h – 07/11 (quinta-feira)
Autora: Angela Regina Ramalho Xavier
Título da obra: Maluquices
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Destinada ao 1º leitor, deliberadamente foi permeada de questionamentos com o propósito de trabalhar a atenção dos pequenos leitores, ao mesmo tempo em que também visa o aprendizado de rima e ritmo na poesia, alfabetização e sons (falas) dos animais.
Currículo da autora: Paranaense, escreveu: “Palavras Pedem Passagem” (poesias, 2010); “Poeminhas Dedicados” (poesias infantis, 2010); “De Abraços & Cheiros” (crônicas e contos, 2012); “Traços” (poesias, 2014); “Entendendo as Pessoas Grandes” (contos infantojuvenis, 2014); “Poexisto” (poesias, 2015), “Santa Mãezinha” (religioso/poesia infantil, 2016), “Senhora das Sete Quedas” (folheto de cordel, 2017), “O pum da velha senhora” (poesia infantil, 2018) e “Maluquices” (poesia infantil, 2019). Desde setembro/2015 responde pela A. R. Publisher Editora, onde produz e edita seus próprios livros e de autores de todo o Brasil. Integra a Academia de Letras de Maringá, a UBT Seção Maringá e a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

17h às 18h – 07/11 (quinta-feira)
Autor: Paulo Vitor Palma Navasconi
Título: Vida, adoecimento, suicídio: racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros(as) LGBTTIS
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Tendo como base conceitos como epistemicídio, colonialidade do saber, dispositivo de racialidade, racismo epistêmico, branquitude e heteronormatividade, descrevo o modo como a literatura científica sobre o suicídio ignora a interseccionalidade com os marcadores de raça, classe e gênero, e os efeitos político-científicos desse silenciamento.
Currículo do autor: Psicólogo, membro do coletivo Yalodê-Badá e do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro da UEM (NEIAB). Ex-coordenador estadual da cadeira LGBT do Fórum Paranaense de Juventude Negra. Graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2015. Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Subjetividade e práticas sociais na contemporaneidade na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do grupo de pesquisa em sexualidade, saúde e política. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (Sede Paraná 08). Professor em Psicologia no Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV) e na Pós-Graduação Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional na disciplina: Subjetividade e Trabalho (UNIFCV) na cidade de Maringá. Autor do Livro: “Vida, Adoecimento e Suicídio: Racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros LGBTTIs” (2019). Atualmente, dedica-se a estudos relacionados à raça, gênero, genocídio da população negra, história da Psicologia e comportamento suicida.

19h às 20h – 07/11 (quinta-feira)
Autora: Roberta Freire Fecchio
Título: Yelessar: a oitava hierarquia Divina
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Conta a trajetória de um guardião e seus irmãos em busca de ativar e solidificar a Oitava e a Nona Hierarquia Divina. Em outra esfera e distante de sua pátria original, Yelessar, um ser divinizado, reencarna a fim de redescobrir todas as suas faculdades espirituais e dar fim a uma luta milenar. A luta dolorosa pela manifestação da Unificação Divina, que exigirá sacrifícios em nome do amor, está prestes a iniciar.
Currículo do autor: Médium e umbandista. Natural de Londrina (PR), responsável pelo “Templo Magístico: As 9 irradiações Sagradas”.

09h30 às 10h30 – 08/11 (sexta-feira)
Autora: Edna Aparecida de Souza Mendonça
Título: Minha vida em versos
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Traduz exatamente o seu objetivo que é o de revelar-se através dos versos, registrando suas impressões sobre a vida, as pessoas e a natureza. Sua paixão pelo mar é representada na imagem da capa e em vários poemas que integram a obra. A religiosidade, o apego à família e a simplicidade são marcas registradas da autora que relata, com muita naturalidade, tudo isso em versos e os convida à leitura.
Currículo da autora: Nasceu em Paranavaí-PR e reside em Maringá-PR, é professora aposentada pela rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Cursou Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduada em Psicopedagogia pela Unicesumar. Publicou “Histórias e Dicas da professora Edna” e em 2019 lança mais duas obras autorais: “Minha vida em Versos” e o livro infantil “A onça que queria morar na cidade”.

09h30 às 10h30 – 08/11 (sexta-feira)
Autora: Edna Aparecida de Souza Mendonça
Título: A onça que queria morar na cidade
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Já pensou se uma onça parda aparecesse na sua cidade, querendo morar ali? Pois foi exatamente o que aconteceu em julho de 2018, na cidade de Cascavel, município localizado na região oeste do estado do Paraná. Você nem imagina a confusão! A felina virou notícia em todos os cantos do mundo! Querem saber o que aconteceu? Era uma vez uma onça…
Currículo da autora: Nasceu em Paranavaí-PR e reside em Maringá-PR, é professora aposentada pela rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Cursou Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduada em Psicopedagogia pela Unicesumar. Publicou “Histórias e Dicas da professora Edna” e em 2019 lança mais duas obras autorais: “Minha vida em Versos” e o livro infantil “A onça que queria morar na cidade”.

14h às 15h – 08/11 (sexta-feira)
Autor:Silvanir Aldá 
Título:Sócrates em: “Só só sei que nada sei!”
Local: Base de lançamentos
Sinopse da obra: Este livro conta como era a vida de Sócrates e a forma como ele filosofava, abordando e explicando sua frase mais conhecida: “Só sei que nada sei!”  A existência desta obra, por si, traz à tona a questão da filosofia para crianças. Como elas pensam? Elas precisam ser ensinadas? E até onde vai esse limite? É uma obra de caráter didático, em três línguas: Português, inglês e francês, que revela ainda elementos, além da filosofia, da geografia e da história.
Currículo do autor: Graduado em Filosofia e História, mestrando em Filosofia, atua como professor na Unicesumar. É autor dos livros: “Oratória – O Poder de se Comunicar” e “Provas da Existência de Deus Segundo os Filósofos”.

15h30 às 16h30 – 08/11 (sexta-feira)
Autor: Amaury Antonio Meller Filho
Título: Meu relicário
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Livro infantojuvenil que tem o intuito de estimular crianças e jovens ao exercício da leitura e da escrita através da descrição, por meio de escrita e desenho, das experiências, dos sentimentos, das sensações, da imaginação, da preferência, dos desejos e das vontades.
Currículo do autor: Engenheiro Civil, especialista em Gestão Educacional e mestre em Gestão do Conhecimento. Atua como diretor geral da Faculdade Maringá. Diretor de Marketing do Colégio Paraná. Presidente da TV Comunitária Canal 15 da NET e avaliador de cursos de Engenharia Civil e Gestão na Área Tecnológica para o INEP-MEC. Autor dos Livros: “Educação: Diferenciais Qualitativos em Instituições de Ensino” (2012); “Gestão do Conhecimento: “BA” Físico e Compartilhamento do Conhecimento” (2016); “Aquisição, compartilhamento e explicitação do conhecimento” (2016) e “A Estrela Solitária” (2016). Possui, ainda, diversas obras organizadas e capítulos de livros na área da Gestão.

19h às 20h – 08/11 (sexta-feira)
Autor: A. A. de Assis
Título: Robson – 2ª edição
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A 2ª edição do primeiro livro publicado em Maringá em 1959 que completa 60 anos, resgata os primórdios de nossa poesia, que já começou grande, regida pelo Mestre Assis.
Currículo da autor: Nasceu em São Fidélis-RJ. Reside em Maringá desde 1955. Integrante da Academia de Letras de Maringá e da União Brasileira de Trovadores. Lecionou no Deptº de Letras da Universidade de Maringá (UEM). Foi jornalista, diretor dos jornais “Tribuna de Maringá”, “Folha do Norte do Paraná” e das revistas “Novo Paraná” (NP) e “Aqui”. Publicações: Robson (poemas); Itinerário (poemas); Coleção Cadernos de A. A. de Assis – 10 vol. (crônicas, ensaios e poemas); Poêmica (poemas); Caderno de trovas; Tábua de trovas; A. A. de Assis: vida, verso e prosa (autobiografia e textos diversos). Em e-books: Triversos travessos (poesia); Novos triversos (poesia); A língua da gente (linguagem); Microcrônicas (textos curtos); A província do Guairá (história).

20h15 às 21h15 – 08/11 (sexta-feira)
Autor: Larissa Renata
Título: Pra dormir bem
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Pra dormir bem é uma ferramenta prática para pessoas que buscam melhorar seu sono e assim ter cérebro eficazes emocionalmente e prevenidos de doenças futuras. Este livro, em forma de caixinha, traz 100 cartas com dicas da neurobiologia do sono para você melhorar a comunicação entre seus neurônios. Tendo, assim, dias mais saudáveis ao garantir circuitos neurais de bem-estar e felicidade.
Currículo do autor: Neurocientista, palestrante, mentoria em sono e professora universitária.

.

09h30 às 10h30 – 09/11 (sábado)
Autor: Manoel Francisco Filho
Título: A sociedade das formigas
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: As formigas podem nos ensinar lições incríveis e foi nelas que o autor se inspirou para escrever “A sociedade das formigas”. Utilizando-se de figuras de linguagem, no sentido comparativo, fala de relações de trabalho e luta de classes de uma forma tão didática, que as crianças assimilarão naturalmente, que “quem nasce operária não necessariamente morrerá operária”. Nem sempre a obediência, a persistência e o trabalho árduo garantirão a liberdade. O nosso “par de asas” pode se chamar, por exemplo: cidadania.
Currículo do autor: idealizador do Projeto “No Caminho do Sol” junto com a esposa Daniela, produzem narrativas que desconstroem preconceitos, utilizando-se de bonecas e livros artesanais/sensoriais. É diretor de escola na rede municipal de educação Sorocaba. Em novembro, lançará a antologia de contos “Cadernos Negros 42”. Como poeta, participou de algumas antologias como Resistências (2019), Cadernos Negros 41 (2018) e Sarau Brasil (2016).

10h45 às 11h45 – 09/11 (sábado)
Autor: Marina Irene Beatriz Polonio
Título: “Nossa casa”
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Aborda temas envolvendo a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade de nosso Planeta, maneira lúdica, leve e pedagógica. São catorze histórias ilustradas que têm, por objetivo, levar ao público infantojuvenil conhecimentos sobre ações básicas que podem ser praticadas por todos no sentido de cuidar, preservar e salvar nosso Planeta da degradação. A obra resulta do posicionamento da autora enquanto cidadã e pessoa “verde”.
Currículo do autor: Ganhadora do 12º Concurso de Monografias, alusivo aos 100 anos do Rotary Internacional, em 2005. Desde então, passou a dar visibilidade pública aos seus escritos, expondo-os em seu blog, fazendo contribuições a jornais regionais, participando de antologias diversas e publicando alguns livros”.

11h às 12h – 09/11 (sábado)
Autor: Renato Benvindo Frata
Título: Rosso Saladete, o intrépido tomate
Local: Auditório Capitu

Sinopse da obra: Dirigida ao público infanto-juvenil, a obra narra a saga de um intrépido tomate, o “Rosso Saladete”, com foco em ciências, geografia, relacionamento social e familiar, desprendimento pessoal e preocupação com o meio ambiente. O personagem Rosso se coloca à frente de situações incomuns ao tomate nas descobertas e formação de caráter, enquanto características da constituição da personalidade. Ele está fixado na parte superior do maior tomateiro e, por isso, enxerga seu entorno, o que traz questionamentos, levados ao pai e aos amigos com quem mantém extenso diálogo. Trata das diferenças individuais, das verdades, dos mistérios e das maravilhas que o mundo oferece.
Currículo do autor: Renato Benvindo Frata é advogado, escritor e presidente de Honra da Academia de Letras
e Artes de Paranavaí.

14h às 15h- 09/11 (sábado)
Autora: Nilva Aparecida Dematé Zolandek
Título: Águas que passam
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Águas que passam é uma narrativa bastante psicológica, ora literária, ora filosófica pelo questionamento de uma menina de 11 a 13 anos, que nada fala mas tudo vê e reflete sobre o mundo dos adultos a sua volta. O enredo traz à tona questões de políticas públicas dos anos 70 a 80 e de preconceito racial e do lugar da criança e da mulher daquele tempo na sociedade.
Currículo da autora: Formada em Letras e pós-graduada em Literatura Brasileira pela Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), com formação pelo Programa de Formação de Docentes com a Unidade Didática “Um olhar sobre o sertanejo no Conflito de Canudos. Professora na rede pública do Paraná há 24 anos. Publicou um livro de poemas “Condutoras de Emoção”. O livro de contos “Vidas Partidas” e o romance “Águas que passam” foram lançados na FLIP 2019. Escreve também peças teatrais e crônicas.

14h às 15h- 09/11 (sábado)
Autora: Nilva Aparecida Dematé Zolandek
Título: Vidas Partidas
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: É uma coletânea de contos que explora o fluxo de consciência das personagens que em muitas narrativas são pessoas que após a morte lamentam não ter vivido diferente e feito tudo de outro jeito. Em outros contos, ela traz a tona a questão do conflito interior da mulher e seu lugar na sociedade. Também apresenta a alegria e aventuras de crianças e adolescentes numa infância leve e divertida cheia de curiosidades em relação ao mundo dos adultos. Além disso, há os jovens que vão para a cidade grande e, no retorno, descobrem o prazer da vida simples do interior.
Currículo da autora: Formada em Letras e pós-graduada em Literatura Brasileira pela Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), com formação pelo Programa de Formação de Docentes com a Unidade Didática “Um olhar sobre o sertanejo no Conflito de Canudos. Professora na rede pública do Paraná há 24 anos. Publicou um livro de poemas “Condutoras de Emoção”. O livro de contos “Vidas Partidas” e o romance “Águas que passam” foram lançados na FLIP 2019. Escreve também peças teatrais e crônicas.

15h30 às 16h30 – 09/11 (sábado)
Autora: Izabela Gama Guandalini
Título: O que há por trás do riso
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Vivemos em tempos de efervescência social e o humor, como componente essencial e influente da sociedade brasileira, precisa decidir: continuar caminhando ao lado da sociedade e das suas mudanças ou se manter em desacordo com tais mudanças. Mas, o que significa estar de acordo com essas mudanças? Existe uma verdade absoluta sobre o que é certo e errado no humor? São perguntas delicadas sobre as quais é possível refletir no decorrer deste livro.
Currículo da autora: Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

17h às 18h – 09/11 (sábado)
Autora: Cláudia Sabbag Ozawa Galindo
Títulos das obras: (Des)emContos e “Paixão desmedida”.
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra (Des)emContos: Reunião de contos desenvolvidos pelos alunos do então 3º ano do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) como projeto final da disciplina de Literatura Brasileira: narrativa, envolvendo os conceitos de construção da identidade, memória e escrita de si.
Sinopse da obra “Paixão desmedida” “Entrega absoluta em luta sem fim” Eu me pergunto: quantas histórias cabem em um poema? E me lembro a da impossibilidade de conter uma onda do mar com apenas duas mãos…
Currículo da autora: A organizadora é professora universitária há 17 anos, pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), autora, entre outras, das obras “Mulher, poesia e música no tempo dos trovadores e dos cantadores modernos” e “Sementeira”.

17h às 18h – 09/11 (sábado)
Autora: Ana Helena S. Corazza
Título da obra: Dora na prática do Aqui e Agora!
Local: Espaço de Exposição Macuco

Sinopse da obra: Neste mundo digital, conectado e imediatista em que nossas crianças estão crescendo, por onde anda aquele antigo e saudável hábito de observar? Simplesmente sentar, olhar ao redor, ouvir, sentir e se conectar com o presente… aqui e agora. Bem, esse é o desafio que a simpática Dora propõe a todos. Ela se tornou uma graaaande observadora e quer mostrar como é fácil e divertido fazer isso. Descubra com as crianças neste livro interativo a surpreendente e deliciosa prática do Aqui e Agora!
Currículo da autora: Escrito pela psicológa Ana Helena S. Corazza, o livro infantil Dora na prática do Aqui e Agora! é um convite ao resgate do hábito de observar. Com espaços interativos, a obra conduz a criança a práticas para se conectar ao momento e estar presente ao que vivencia. As ilustrações em aquarela são de Karen B. Couto.
A publicação é da Vooinho, o selo infantil da Voo, uma editora que tem como propósito despertar a consciência por um mundo que funcione melhor para todos. Na Voo, cada livro vendido gera uma contraparida social. Para cada exemplar deste livro vendido, 3% do faturamento será revertido a um projeto de leitura com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

18h15 às 19h15 – 09/11 (sábado)
Autora: Karoline Batista dos Santos
Título da obra: O Segredo de Annelise Clarke: irmãos Blackburn: livro 1
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Uma camponesa em perigo…agredida pelo irmão bêbado e com a morte do pai, Annelise Clarke foge e descobre um baú secreto do pai e, junto dele, centenas de cartas endereçadas à Condessa de Ashworth. Um lorde em conflito… Lorde Henry Blackburn cresceu ciente de que um dia herdaria o título, a fortuna e a responsabilidade por seus familiares quando o pai viesse a falecer. Entretanto, quando o pai, à beira da morte, coloca uma condição para que o primogênito herdasse o que era seu por direito, Henry fica surpreso: precisaria encontrar uma dama adequada, de boa família e fortuna, para se juntar aos Blackburn e dar início à próxima geração da família. Um romance proibido… Annelise sabia que não poderia se aproximar dos filhos da condessa. Contudo, quando Annelise e Henry se cruzam pela primeira vez, algo intenso ganha vida em seus corações, e os dois se apaixonam.
Currículo da autora: Nascida em Balneário Camboriú-SC em 1998, cresceu na cidade de Maringá-PR, onde mora atualmente. É técnica em Administração pelo Instituto de Educação Estadual de Maringá e estuda Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Publicou diversas fanfics. No ano de 2017, publicou seu primeiro livro, “Perdida entre dois amores”. Em 2018, publicou o livro “Garota Inconsequente”. Em 2019, publicou o primeiro volume da série Irmãos Blackburn, “O Segredo de Annelise Clarke”.

19h30 às 20h30 – 09/11 (sábado)
Autora: Vera Lucia Favero Margutti
Título da obra: Além do poema
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Além de poema, é um livro de versos que nasceram livres para voar. São poesias passarinhos que brotaram em ninhos de pensamentos, em momentos de alegrias, tristezas ou dores. Em instantes de euforia, de saudade e de amor. O livro é um misto de poesia e de pensamentos reunidos aleatoriamente, livres como os pássaros que migram a cada estação.
Currículo da autora: Capixaba, mas reside atualmente em Maringá-PR. Psicopedagoga, escritora, e poeta. É secretária e membro da Academia de Letras de Maringá. Autora dos livros: “Flores do coração” (poesias); “Entre contos & crônicas: milagres” (contos e crônicas). “Tuga, a tartaruguinha hiperativa” (infantojuvenil). “Franguinha riscadinha”, “Lagartixa Clock” e “Os tatuzinhos órfãos” (infantis). Escreveu em coautoria: “O inseto que gostava de estudar” ; “A Estrela solitária” e “Meu relicário”. Participa em mais de 50 Antologias com suas obras.

20h45 às 21h45 – 09/11 (sábado)
Autor: Roberta Stubs Parpinelli
Título: Devires de um corpo-experiência
Local: Base de lançamento
Sinopse da obra: É uma cartografia de intensidades que entrelaça arte e vida numa combinação de imagens, conceitos e proposições artísticas. Articulando o pensamento de Gilles Deleuze, Felix Guattari e Michel Foucault com o feminismo pós-estruturalista e com as discussões sobre arte contemporânea, o presente livro se apresenta como um texto que é também imagem e poesia.
Currículo do autor: Artista, pesquisadora e professora. Doutora em Psicologia, Arte e Gênero pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

9h30 às 10h30 – 10/11 (domingo)
Autora: Julia de Oliveira Garay
Título da obra: Rio Grande feito a casco de cavalo
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Reúne poesias tradicionalistas gaúchas e histórias de infância, vividas no interior do Rio Grande do Sul, também contadas em versos.
Currículo da autora: Nasceu em 1937, em Itaqui–RS e mudou-se para Alegrete-RS, onde reside até hoje. Poetisa desde a sua juventude, escreveu poesias românticas para jornais, porém, sua grande paixão é a poesia nativista. Recentemente, aos 82 anos, realizou seu maior sonho: registrou na Biblioteca Nacional seu livro de poesias “Rio Grande feito a casco de cavalo” e desde então, vem participando de projetos e feiras voltados para a cultura e educação.

11h às 12h – 10/11 (domingo)
Autor: Airton Marques de Oliveira
Título: O dinheiro é mais importante que a saúde
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Uma narrativa emocionante, cujo cenário principal é a região norte do Paraná, em especial, as cidades de Lobato, Maringá e Londrina. Os personagens conversam entre si durante a história, onde um desses personagens apresenta um princípio filosófico defendendo a ideia de que o dinheiro é muito importante para esta vida terrena.
Currículo do autor: Nascido em Lobato-PR, é professor de Língua Portuguesa e Literatura, licenciado pela Unioeste de Foz do Iguaçu-PR, com especialização em Gestão, Administração e Orientação Escolar. Atualmente, está na administração do Colégio Estadual Carlos de Almeida, em Londrina-PR.

14h às 15h – 10/11 (domingo)
Autor: Valter Luiz Gomes Júnior
Título: As estórias da Vovó Helena
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: As estórias contadas pelas avós são as primeiras narrativas a permearem de afetividade o universo da imaginação infantil. Narração de estórias cujos personagens são fadas azuis, caiporas falantes, lobisomens, anões dançantes, abelhinhas amigas, unicórnios negros, baleias gigantes e voadoras, finalizando a obra com graciosos poemas infantis.
Currículo do autor: Nascido em 1995, reside em Pereira Barreto, interior de São Paulo. Autor de Choro de Gratidão (2013), Um coração e seus segredos (2015), Girassóis Femininos (2018) e As estórias da Vovó Helena (2019). Criou e coordena projetos de fomento à leitura em seu município, visita escolas e bibliotecas semeando o amor pela leitura, a arte e o sonho de viver da escrita.

14h às 15h – 10/11 (domingo)
Autor: Luís de Oliveira
Título: Girassóis Femininos
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Um sedutor e impiedoso assassino tira vidas de diversas mulheres ao longo dos anos e deixa sempre sua marca: um girassol no corpo das vítimas. Mas quem é o criminoso? E o que o terá transformado neste monstro que comete as maiores atrocidades Brasil afora?
Currículo do autor: Nascido em 1995, reside em Pereira Barreto, interior de São Paulo. Autor de Choro de Gratidão (2013), Um coração e seus segredos (2015), Girassóis Femininos (2018) e As estórias da Vovó Helena (2019). Criou e coordena projetos de fomento à leitura em seu município, visita escolas e bibliotecas semeando o amor pela leitura, a arte e o sonho de viver da escrita.

15h30 às 16h30 – 10/11 (domingo)
Autora: Railda Masson
Título: Florbela, não eu
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: este lançamento, segue a linha de cartas e poemas dos livros “Cartas de Evita que Perón não leu” e “Anita.G.com.” Livro em tributo à Florbela Espanca.
Currículo da autora: Professora, especialista em Literatura Inglesa, tradutora e intérprete. Membro da Academia de Letras de Maringá, mediadora de leitura e escrita pelo Projeto Ciranda Literária.

16h45 às 17h45 – 10/11 (domingo)
Autora: Mariana Guizelini Gil
Título: Hortênsia Azul
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Coletânea de poesias escritas entre 2015-2019, que falam sobre autoestima, amor, dores, despedidas e superação. Dividida em quatro partes, mostra que os sentimentos são como flores: são plantados, brotam, murcham e, no fim, acabam secando.
Currículo da autora: Nasceu no Paraná em 1995. É formada em publicidade pela Unicesumar e trabalha com produção de conteúdo para web. Escreve poesia desde os 13 anos de idade e é apaixonada por literatura, música e pessoas. Hortênsia Azul é seu livro de estreia.

18h às 19h – 10/11 (domingo)
Autora: Mônica da Silva Costa
Título: O nepotismo e a Constituição Federal
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Trata da necessidade da aprovação de uma emenda constitucional que vede expressamente a prática do nepotismo em todos os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Tal norma deverá veicular a proibição do nepotismo, seguida de severas sanções para quem vier a descumpri-la, de forma que se possa, enfim, extirpar esse mal que criou raízes na história da Administração Pública brasileira.
Currículo da autora: Analista Legislativa da Câmara Municipal de Jacarezinho/PR e advogada especialista em Gestão Pública. Graduada em Letras e Direito, pós-graduanda em Direito Administrativo pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

19h30 às 20h30 – 10/11 (domingo)
Autor: Arthur Vianna Ferreira
Título: Convivência e Itinerância: uma abordagem psicossocial para revitalização das relações agostinianas
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Visa auxiliar na reflexão sobre o itinerário filosófico agostiniano que vem sendo desenvolvido pelos religiosos da América Latina a fim de que possam revitalizar as suas ações religiosas, pedagógicas e sociais nos diversos países do nosso continente.
Currículo do autor: Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista Clínico pela Sociedade Fluminense de Psicanálise (SFP/RJ). Especialista em Teoria Psicanalítica pela FAVENI-ES. Pesquisador nas áreas de Psicologia Social, Pedagogia Social, práticas educativas não escolares e formação docente inicial e continuada com camadas empobrecidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google