Lançamentos literários

 A Flim disponibiliza um espaço denominado Base de Lançamentos onde os autores podem lançar suas obras e realizar sessão de autógrafos. 

14h30 às 15h30 – 21/11 (quarta-feira)
Autora: Vera Lucia Fávero Margutti
Título da obra: Os tatuzinhos órfãos
Local: Base de lançamentos

Autora: Vera Lucia Fávero Margutti
Sinopse da obra: A obra narra a história de um casal de tatuzinhos que ficaram órfãos e foram adotados por uma cadela de nome Faísca. Ela acolheu carinhosamente os bichinhos e os amamentou. O conto infantil transmiti valores de afetividade, boa convivência com diferentes e principalmente a aceitação da morte e como lidar com as perdas.
Ilustrações de Cibele Santos.
Breve biografia das autoras:
Vera Lucia Fávero Margutti é Psicopedagoga, escritora e poeta. Autora dos livros de poesias ‘Flores do Coração’; de contos e crônicas: ‘Entre Contos & Crônicas, Milagres’; Infantojuvenis: ‘Tuga, a tartaruguinha hiperativa’; ‘A estrela solitária’; ‘Franguinha Riscadinha’; ‘Lagartixa Clock’e ‘Os tatuzinhos Órfãos’.
Recebeu o prêmio Aniceto Matti em 2015 com o projeto ‘Tendas Literárias’ pela Prefeitura de Maringá. É membro e secretaria da Academia de Letras de Maringá.
Cibele Santos é ilustradora e cartunista. Trabalha profissionalmente com ilustrações desde 2002.

09h30 às 10h30 – 22/11 (quinta-feira)
Autora: María Cristina Vieira
Título da obra: Chega de gulodice!
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra:” Chega de gulodice!” é a segunda história da As Aventuras do Nestor, um peixinho especial que nasceu e viveu por muito tempo dentro de uma caverna escura com seus três irmãozinhos, também todos especiais. O medo do preconceito, do bullying, os aprisionaram até que cresceram e ficaram sufocados na pequenina caverna, que deixaram em busca de grandes aventuras no fundo do mar. Desta vez, a preocupação com a alimentação, sedentarismo, gulodice e obesidade infantil, despertou para mais uma belíssima história que, com certeza, encantará todas as criaturas além do fundo do mar.
Biografia da autora: Nasceu em São Jorge do Ivaí, PR, em 1970. Empresária, pedagoga, técnica em enfermagem, artista plástica, palestrante, autora, ilustradora e contadora de histórias. Idealizadora dos projetos: “Ler e Sonhar”, “O mosquito perigoso” e “Lixo! Aqui não!”. Membro do projeto Pedagogia Hospitalar – UEM, membro da UBT – União Brasileira de Trocadores/ Maringá e membro da ALM – Academia de Letras de Maringá.

14h às 15h – 22/11 (quinta-feira)
Autora: Lilia Maria Machado Souza
Título da obra: Chá das cinco
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Livro com 60 poemas.
Biografia da autora: Lilia Souza, residente em Curitiba, é poetisa, contista e ensaísta. Membro de várias entidades culturais, atualmente preside a Academia Paranaense da Poesia e coordena a Oficina Permanente de Poesia.

16h30 às 17h30 – 22/11 (quinta-feira)
Autor: Gabriel Tassi Lara
Título da obra: Nação invisível
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Lyle Walker, um jovem de 23 anos, morador de Chicago, vê sua vida mudar em um piscar de olhos quando descobre que o pai, Christopher, é integrante de uma agência de espionagem ultrassigilosa, chamada Nação Invisível. Lyle é convidado a se tornar um agente e, depois de mostrar-se muito apto à profissão, o recruta vê tudo dar errado em sua primeira missão. Sabotado por um inimigo não identificado, o jovem se vê sozinho, caçado pela própria agência, contando com o apoio apenas do pai e de seu parceiro, Daniel. Em uma missão extremamente arriscada, Lyle precisa de muito mais do que habilidade e sorte para sobreviver e convencer a si mesmo que é capaz de se tornar um cidadão invisível.
Biografia do autor: Gabriel Tassi Lara reside em Ivaiporã, no Paraná. Tem dezesseis anos, já engajando-se em inúmeros projetos artísticos locais, participando de três peças teatrais como roteirista e diretor. Acredita na força jovem que cresce no ramo literário e tem como objetivo conquistar o público com suspenses policiais e obras sobre conspirações.

18h às 19h – 22/11 (quinta-feira)
Nome: Luigi Ricciardi
Título da obra: Antes fosse uma metáfora morta & A aspereza da loucura
Local: Auditório Capitu

Sinopse da(s) obra(s): Será um lançamento duplo. “Antes fosse uma metáfora morta” é uma coletânea de contos que já foram publicados em livros anteriores, com edições já esgotadas. “A aspereza da loucura” é uma coletânea de contos que falam sobre traumas, incertezas, fantasmas da vida e traz temas sobre sexualidade, ditadura, estupro, criminalidade, entre outros
Biografia do autor: Luigi Ricciardi é professor, crítico literário e escritor. Já publicou três livros de contos, é formado em Letras e atualmente desenvolve uma tese, em seu doutorado, sobre Literatura Contemporânea. Mantém um blog e dá oficinas de produção literária.

19h30 às 20h30 – 22/11 (quinta-feira)
Autor: Silvanir Atílio Aldá
Título da obra: As provas da existência de Deus segundo os filósofos
Local: Base de lançamentos
Sinopse da obra: São treze filósofos e um único objetivo: mostrar que há uma força muito maior que a força dos homens, que criou, organizou e dá os parâmetros de nossa vivência aqui na Terra. Da herança de filósofos pagãos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, a obra permeia o pensamento de filósofos cristãos ou posteriores ao paganismo, tais como Cícero, Agostinho, Anselmo de Cantuária, Tomás de Aquino, René Descartes, Duns Scotus, Blase Pascal, Guilherme de Ockham, Kant e Hegel.
Biografia do autor: Silvanir Aldá é natural de Abatiá, PR, tendo nascido no ano de 1978. É graduado em Filosofia (2006) e História (2013) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduado em Psicopedagogia pela SOCIESC, SC e mestrando em Filosofia pela UEM. Atua como professor do Estado do Paraná há 8 anos e, em sua trajetória, escreveu quatro livros infantis de Filosofia sobre Sócrates, Platão, Voltaire e Schopenhauer.

09h30 às 10h30 – 23/11 (sexta-feira)
Autora: Loide Caetano
Título da obra: O contador de causos
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A obra é baseada nas histórias contadas por Zico Borghi, um pioneiro contador de causos e organizador da mais famosa festa junina da cidade de Maringá. Suas histórias foram adaptadas ao contexto da fundação de Maringá, mesclando ficção e realidade.
Biografia da autora: Graduada em História pela UEM, especialização em Educação pela Unicesumar. Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como professora dos ensinos fundamental, médio e superior. Atualmente é diretora do Museu Unicesumar.

15h às 16h – 23/11 (sexta-feira)
Autor: Christian Sergi
Título da obra: Doran: o mundo das mulheres proibidas
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: O mundo fantástico de Doran está ameaçado por uma poderosa feiticeira chamada Glymoria, que, por ódio e vingança, se coloca pronta a guerrear até a morte contra Galeya, “a deusa mãe”. Infringindo uma das leis mais antigas, sagradas e importantes daquele povo, Glymoria, junto com seu cúmplice, Luryas, sequestra e aprisiona Saleny, uma das filhas proibidas do povo de Fedar, tomando-a como mulher e a engravidando, o que pode acarretar na destruição de todos. Algo precisa ser feito para impedir a feiticeira negra e o nascimento da criança. Do contrário, todo o mundo de Doran poderá ser destruído pelas mãos de Glymoria e sua filha proibida.
Biografia do autor: Christian Sergi, roteirista e desenhista de quadrinhos, estudou por quatro anos na Graphis, escola de artes de São Paulo. Iniciou a carreira profissional em agências de publicidade a partir de 1992. Teve trabalhos publicados, entre outras, na revista Wizard, da editora Globo. Continuou a trabalhar para agências de publicidade até 2005, quando montou seu estúdio e começou a trabalhar como free lancer para estúdios com desenvolvimento de vídeo-games e concept art, editoras, agências de publicidade, canais de TV e etc.

16h30 às 17h30 – 23/11 (sexta-feira)
Autora: Maria Teresa Marins Freire
Título da obra: Parceiros
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: As parcerias estão sempre presentes em nossas vidas. Daí a importância de se escrever sobre parceiros importantes como o amor, a natureza, amizade, os fatos da vida, todos observados atentamente nos seus detalhes delicados ou fortes. Os textos escolhidos descrevem realidades e percepções em poesia e prosa para destacar as nuances dos sentimentos que afloram em cada um de nós.
Biografia da Autora: Maria Teresa Marins Freire é doutora em Comunicação e Saúde (PUC-PR) e mestre em Educação (PUC-PR). Jornalista, professora universitária de Comunicação Social, artista plástica, escritora, membro da Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL), da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências (ALPAS 21) e do Movimento Nacional Elos Literários. Participante do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense da Poesia e da União Brasileira dos Trovadores/Curitiba.

19h às 20h – 23/11 (sexta-feira)
Autor: Nilson Monteiro
Título da obra: As cidades e seus cúmplices
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Histórias das cidades onde o autor nasceu, conheceu, trabalhou, viveu e suas pessoas.
Currículo do autor: Jornalista e escritor, conta com 13 livros publicados. É membro da Academia Paranaense de Letras

20h às 21h – 23/11 (sexta-feira)
Autor: Jeferson Luiz Cadamuro Nunes
Título da obra: A mosca no cérebro
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: São 68 crônicas de diversos temas, alguns sobre Maringá. A obra conta com prefácio de Antonio Augusto de Assis e ilustrações de Paolo Ridolfi. Projeto premiado pelo Prêmio Aniceto Matti em 2018.
Biografia do autor: Nascido em Mandaguaçu, PR, no ano de 1962. Formado em Letras pela UEM, com especialização em Teoria da Literatura, é servidor público federal desde 1990. Publicou poemas em diversas coletâneas, tais como “Uma Folha Seca Caiu no Meu Colo No Primeiro Dia do Ano”, em 2007.

20h30  – 23/11 (sexta-feira)
Autora: Iara Ribeiro

Título: Andarilhos de Cordel
Local: Auditório Capitu
Sinopse da obra: Um casal de nordestinos, Fulô e Pirilampo, vivem de contar histórias de cordel para sobreviver, convivendo com a miséria e a maldade humana. Retratam as mazelas desse país chamado Brasil, mostrando de forma sensível e apaixonante o amor pela vida.
Biografia da Autora: Iara Ribeiro é atriz e diretora teatral. Formada em Letras, Pós- graduada em Literatura e Dança. Autora do livro “Vespas na retina’ pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro. Produtora cultural, professora e fundadora da Cia Pedras Teatro Circo, com 24 anos de luta e resistência!

10h30 às 12h – 23/11 (sexta-feira)
Autora: Angela Regina Ramalho Xavier
Título da obra: O pum da velha senhora
Local: Auditório Capitu

Sinopse da obra: Tema retratado em diversas obras, o pum é um assunto divertido, mas que também pode (e deve) ser explorado sob o ponto de vista pedagógico, intenção na qual a obra (que acompanha um encarte pedagógico) foi idealizada, tornando-a não somente um livro infantojuvenil, mas também um instrumento facilitador para professores e pais.
Biografia da autora: Angela Ramalho, nascida em Nova Esperança e radicada em Maringá desde 1957, é autora de nove livros, cujos gêneros variam entre poesias, crônicas e contos. Há três anos, dedica-se a editar seus livros e os livros de outros escritores, por meio de sua editora independente, a A.R. Publisher Editora.

09h30 às 10h30 – 24/11 (sábado)
Autora: Áurea Domingues da Luz
Título da obra: Majuí
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Majuí é um indiozinho que nasceu numa aldeia do Estado do Paraná. Gosta de aventuras e quer conhecer o mundo – viaja em pensamentos. Nestas férias, Majuí vai além da imaginação… Embarque nessa viagem com esse Kurumí e conheça aspectos étnicos-culturais do Paraná.
Biografia da autora: Áurea Luz é paranaense, nascida em Cascavel. Mudou-se para Guarapuava em 1976. É Mestre em Relações Internacionais, Especialista em Comércio Exterior e Finanças Bancárias. Graduada em Letras e Administração. Foi professora desde a educação infantil até a universitária. Na área literária, é membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava; membro correspondente da Academia Paranaense da Poesia e membro especial da Academia Cascavelense de Letras. Ministra palestras e oficinas literárias, realiza exposições individuais e coletivas e já recebeu quatro prêmios literários e várias homenagens.

11h às 12h – 24/11 (sábado)
Autora: Maria Aparecida Bezerra da Silva
Título da obra: Ser diferente é legal
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: O livro narra a história de Ana, uma menina que só gostava de brincar com suas bonecas por considerá-las perfeitas e nunca queria brincar com outras crianças por sempre achar defeitos em todas elas. Até que numa noite, Ana teve um sonho…
Biografia da autora: Formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica Institucional, Educação infantil e fundamental e em Inclusão Social. Atua como professora de ensino especial e fundamental e também como escritora infantil.

13h30 às 14h30 – 24/11 (sábado)
Autor: Lucas Jorge Vasconcelos
Título da obra: Todas as formas de amar
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Cinco histórias, diferentemente iguais em suas particularidades, cuja temática é a mesma: Você conhece o amor? E se te contassem que existem múltiplas formas de demonstrar e senti-lo?
Biografia do autor: Estudante de jornalismo, 20 anos, três livros escritos, tendo o primeiro deles publicado em Junho de 2018.

15h às 16h  – 24/11 (sábado)
Autora: Silmara Aparecida do Nascimento
Título da obra: Relações raciais e mercado de trabalho no Brasil.
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A obra traz contribuições a respeito das formas de discriminação e preconceito racial que se manifestam no mercado de trabalho e sobre o processo de inserção da população negra no conjunto das ocupações disponíveis no mercado, revelando um percurso desafiador e, muitas vezes, inalcançável para essa população. De conteúdo expressivo e linguagem dinâmica, este livro propõe uma interpretação crítica das diversas particularidades resultantes das omissões da sociedade em relação aos negros, descrevendo a árdua tarefa de identificar como se manifestam tais práticas discriminatórias, tanto no que diz respeito ao acesso ao mercado de trabalho quanto às relações nele estabelecidas.
Biografia da autora: Biografia da autora: Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Ciências Sociais, com graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá; graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário de Maringá. Possui experiência na área de Sociologia, Ensino superior e médio, com ênfase nos seguintes temas: relações raciais, gênero e migração.

15h às 16h – 24/11 (sábado)
Autor:Vanessa Meriqui
Título da obra: Família é tudo igual e a do vizinho é muito legal
Local: Estande Instituto Alves

Sinopse da obra: Uma casa amarela, duas bicicletas iguais e o começo de uma grande amizade. Mas isso foi só começo, porque o que aconteceria depois seria um aprendizado muito maior do que as brincadeiras no pátio da escola, as andanças de bicicleta pelo bairro ou as caronas no final da tarde.
Seria uma lição de vida. E a constatação de que Família é tudo igual e a do vizinho é muito legal! Uma história que merece ser contada, recontada, entendida e compartilhada.
Currículo da autora: Vanessa Meriqui é escritora de livros infantis desde 2011 e t em seus livros adotados em várias instituições de ensino de São Paulo. A partir desse trabalho, faz encontros entre autora e alunos, com uma oficina de estímulo à leitura e produção literária.

16h30 às 17h30 – 24/11 (sábado)
Autor: Pedro Ornellas
Título da obra: Resgatando Auroras
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Obra composta de 450 trovas, 39 sonetos, mais poemas, crônicas, haicais, pensamentos e provérbios.
Currículo do autor: Pedro Augusto de Ornellas, nascido em Marialva, PR, em 1951. Atualmente reside em São Paulo. Escritor, poeta, trovador, sonetista. Compositor e intérprete de música sertaneja raiz, com três CDs gravados e dezenas de músicas gravadas por diversos intérpretes.

18h às 19h – 24/11 (sábado)
Autora: Sibelita Pinheiro
Título da obra: Sobre o saber e a sede
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Ficção envolvendo grandes personalidades como Van Gogh, Leminski, Chaplin e contos com memórias da infância. Alguns poemas integram a segunda parte da obra.
Biografia da Autora: Bacharel em Direito, servidora pública, membro da Academia de Letras de Maringá.

19h às 20h – 24/11 (sábado)
Autor: Lu Oliveira
Título da obra: Somos Faróis
Local: Estande Semulher

Sinopse da obra: “Somos faróis – a responsabilidade do adulto da formação da criança e do adolescente” é um livro para promover reflexão. O título é uma analogia à figura do farol que orienta os barcos à deriva no mar. Os textos que o compõem não têm a pretensão de passar receitas, fórmulas ou segredos para educar. A intenção é levar o leitor a pensar sobre o a importância do seu papel na vida de uma criança ou de uma adolescente e, a partir disso, provocar mudança de posturas ou atitudes ou, quem sabe, a manutenção delas, quando assim se entender apropriado.
Biografia do autor: Ao longo de sua trajetória como escritora, colunista de Educação e palestrante, Lu Oliveira tem contribuído com os adultos responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes e também com os educadores de forma geral. Suas reflexões, de linguagem acessível e argumentação precisa, conseguem despertar nos adultos o desejo por fazer a diferença na vida daqueles que estão sob sua responsabilidade.

19h30 às 20h30 – 24/11 (sábado)
Autor: Wilian Aparecido da Cruz
Título da obra: Sementes do novo amanhecer
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: “Sementes do novo amanhecer” é um livro de Literatura Ficcional com um tema envolvente desde o princípio, no qual uma família se envolve em um grande conflito por poder na empresa da família. Contudo, uma tragédia pode mudar para sempre o modo de encarar a vida. É um livro reflexivo, emocionante e vibrante, todos podem aprender um pouco mais penetrando nessa história em que quem acha que sabe tudo, ainda tem muito a aprender.
Biografia do autor: Wilian da Cruz é professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e de Literatura Brasileira. Pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa e Tutoria em Educação à Distância. Natural da cidade de Jandaia do Sul, Paraná, Brasil e nascido em 1963. Músico e compositor sacro. Premiado na 1ª Mostra Literária realizada em 2006 pela APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná com o livro “A turma do Arujazinho”.

20h30 às 21h30 – 24/11 (sábado)
Autor: Gilmar Leal Santos

Título: Hoje o mar está calmo
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Quinto livro de poemas de Gilmar, com prefácio do poeta Alvaro Posselt, traz ilustrações de Paolo Ridolfi e Cris Agostinho e foi editado por Hugo Maciel.
São 52 poemas novos e inéditos. Os poemas, densos, têm múltiplos temas, quase todosemaranhados com o tempo e com a vida e sua perenidade. A obra é dividida em três partes: Calafrios, Deslembranças e Anunciação. A poesia de Gilmar desliza por vários estilos, Gazal, Sonetos, Tanka, Prosa Poética e poemas em versos livres.
Currículo do autor: Gilmar é poeta e tradutor, vive em Maringá e publicou Trapezista (poemas, 2006); Carmesim (poemas, 2011); Cartas Poéticas (poemas, 2017) e A Terra Árida (tradução do poema The Waste Land, com anotações).

15h às 16h – 25/11 (domingo)
Autora: Hulda Ramos Gabriel
Título da obra: O alvorecer nos caminhos da América
Local: Base de lançamentos
Sinopse da obra: A obra “O alvorecer nos caminhos da América” conduz os leitores aos enigmáticos caminhos espalhados pelas três Américas e aos intrigantes mistérios que envolveram a vida de seus habitantes. A obra busca reafirmar o conhecimento como arma indispensável para se entender a origem das Américas, tornando-se uma referência àqueles que quiserem se aventurar e, poeticamente, enveredar pelo alvorecer (ou entardecer) de seus caminhos.
Biografia da autora: Hulda Ramos nasceu em Campo Mourão, PR. É Jornalista, compositora, escritora e membro da Academia de Letras de Maringá, assim como da UBT (União Brasileira de Trovadores) Seção Maringá e da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, RJ, onde é membro correspondente.

09h30 às 10h30 – 25/11 (domingo)
Autor: Guilherme Rezende Machado
Título da obra: Cacografia
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A obra traz contos sobre imaginamentos, pensaudades e afliniões.
Biografia do autor: Nascido em Orlândia, SP, tem 23 anos, estuda Letras Na UFRJ.

11h às 12h – 25/11 (domingo)
Autor: Rafael Fabris Guedes
Título da obra: Poesia e cor
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: A obra é composta por poemas concretos e versados, dividindo-se em três partes: a primeira é intitulada “sociedade cromática”, que traz engajamento social e crítico; a segunda “correntes”, que aborda assuntos metalinguísticos e subjetivos; e a terceira “fases da vida”, que procura definir a longevidade humana através de 7 cores, iniciando do amarelo e terminando no branco.
Currículo do autor: Rafael Fabris Guedes têm vinte anos e é graduando do quarto ano de Letras Vernáculas (UEL). Seu contato com a literatura existe desde seus 12 anos de idade.

13h30 às 14h30 – 25/11 (domingo)
Autor: Joel Cardoso
Título da obra: Epítome: Literatura Brasileira – resumos para vestibular Enem
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Segunda edição de análises jornalísticas sintetizadas de autores brasileiros, ampliada e selecionadas pelo autor através de sugestões de alunos do ensino médio. Joel Cardoso é jornalista profissional e autor de 4 livros. Em 1980 terminou curso superior na área de Humanas e posteriormente participou do curso de pós-graduação em marketing pelo UniCesumar. Foi bolsista do Rotary Internacional, onde aperfeiçoou seus conhecimentos em jornalismo em vários jornais no Estado e na cidade de Nova York. Editor da Revista Conexão Paraná (Ano XX) e do caderno D (Cultura) de O Diário nas quartas-feiras. É sócio-fundador da Academia de Letras de Maringá, assim como sócio-fundador e atual presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (UNIJORE).

16h30 às 17h30 – 25/11 (domingo)
Autor: Roberth Fabris
Título da obra: Noites: a escuridão não dura para sempre
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Contos de realismo fantástico sobre a humanidade.
Currículo do autor: Roberth Fabris é Mestre em Letras, crítico de cinema e artes, membro da Academia de Letras de Maringá, articulista cultural e youtuber.

18h às 19h – 25/11 (domingo)
Autor: Eliton Oliveira
Título da obra: Coisas que aprendemos quando é tarde demais
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Helena teve um pai abusador; Sylvia, uma mãe repressora; Raquel, um pai ausente e Telma, uma mãe indiferente. Quatro amigas separadas por uma infância difícil, feridas abertas e um passado impossível de se apagar. Vinte e seis anos depois, elas se reencontram em razão de uma tragédia. Como colar os cacos de almas tão fragilizadas?
Biografia do autor: Eliton Oliveira é escritor e roteirista de cinema. Escreveu e dirigiu o documentário “23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô”. É autor do livro “O dia depois que você se foi”, lançado em 2015. Trabalha na produção de curtas e longas-metragens desde 1997, além de ser revisor e ghostwriter.

19h30 às 20h30 – 25/11 (domingo)
Autor: Eduardo Yuri Mada de Oliveira

Título: A crônica dos três dons: Ascensão
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Treinada longe dos olhos da Coroa, Emma é a arma secreta de sua tribo e, mesmo que seu povo ainda não saiba, eles ainda têm uma última chance. Trancafiados no norte, os Artesãos não têm mais poder, não têm mais voz. A Coroa os isolou no frio, onde seu dom não pode ser utilizado, onde não podem lutar pelo Reino e tudo que fazem é seguir sua vida medíocre até que o inverno os leve de uma vez por todas. Emma é a exceção disso tudo, a garota resistiu ao frio e pretende lutar para reaver o lugar do seu povo no mundo. Sem pais, sem irmãos, mas com um poder que transborda a realidade, cabe a garota de cabelos negros lutar pelo seu povo.
Currículo do autor: Graduando do curso de Geografia na Universidade Estadual de Maringá. Tem poemas publicados no livro “Além da terra, Além do Céu: Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea – Vol II”.

18h às 19h– 22/11 (quinta-feira)
Autora: Cida Silveira
Título da obra: Suba no Salto e Conquiste sua Independência Financeira
Local: Base de lançamentos

Sinopse da obra: Escrito por duas mulheres, a obra traz, por meio de diferentes abordagens, uma importante reflexão sobre o universo feminino e as finanças, abordando os mitos e as verdades que cercam as mulheres e o dinheiro, bem como os elementos necessários para que uma transformação verdadeira e real aconteça de forma prática. Com uma linguagem simples e direta, o livro busca derrubar velhas crenças e conduzir suas leitoras (e leitores), por meio de atividades e questionamentos, a uma mudança de comportamento em relação ao dinheiro e à forma de administrá-lo.
Currículo da autora:Graduada em Matemática/Física (PUC), pós-graduada em Administração (FECAP) e Banking (Mackenzie). É escritora, consultora e palestrante e conta com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google