Por RDR News – 12 de julho de 2019
A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) foi criada em 2014 com o objetivo de movimentar as áreas que compõem o universo literário em aspectos como livro, leitura, literatura, bibliotecas, entre outros. É um espaço amplo e democrático onde conceitos e ideias possam ser discutidos com o propósito de criar, dinamizar e ampliar ações que possibilitem o tão almejado aumento do percentual de leitores em nosso país.
“CONEXÕES” SERÁ O TEMA DA FESTA LITERÁRIA DESTE ANO. TEMA VAI DISCUTIR OS DESAFIOS DA LITERATURA FRENTE A INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS.
A Secretaria de Cultura (Semuc) já organiza a Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM) 2019 que será realizada, entre os dias 6 e 10 de novembro, no estacionamento do Estádio Willie Davids.
A ideia é repetir ou até mesmo superar os resultados da edição anterior, a qual registrou mais de 50 mil visitantes e movimentação de R$ 120 mil com a comercialização de livros nos estandes de editoras, livrarias e sebos.
A comissão da FLIM que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade, ligados à literatura, discute os próximos encaminhamentos para definição de palestras, mesas-redondas, colóquios e conferências. Também em andamento, o processo de contratação de curador para encaminhamentos para seleção de escritores e organização dos eventos.
No campo do comércio livreiro, dezenas de expositores ofertarão uma vasta quantidade de títulos envolvendo os mais recentes lançamentos, obras consagradas e livros dos mais variados segmentos e valores.
Maringá ocupa a primeira posição entre as melhores cidades do Brasil. Detentora de uma considerável renda per capita e com uma população de mais de 400 mil moradores, a cidade tem, em sua região metropolitana, um conjunto de 25 outros municípios, chegando a uma quantidade que se aproxima de um milhão de habitantes, elevando, assim, enormemente o potencial de negócios aos eventuais expositores.
O prefeito Ulisses Maia confirmou em suas redes sociais a presença de Scholastique Mukasonga: “Amigos, estão animados para a FLIM 2019? Nossa primeira autora confirmada é Scholastique Mukasonga. Ela nasceu na Ruanda (1956) e mora atualmente na Normandia (França). Uma das sobreviventes dos massacres ocorridos em seu país de origem em 1990. Mulher de muita bagagem cultural. Destaque para os livros: ‘Nossa senhora do Nilo’ e ‘A mulher de pés descalços’”
Serviço:
Quando: 06/11/2019 (Qua) a 10/11/2019 (Dom)
Onde: Estacionamento do Estádio Willie Davids (Maringá/PR)
Quanto: Entrada Gratuita