Autores internacionais e nacionais

Escolhidos pela Comissão Curadora e Organizadora da FLIM 2022, os autores e as autoras dialogam de alguma forma com o tema “Reencontros”. Parte de quem está na programação  2022 já esteve de forma online nas duas últimas edições da FLIM. 

SITE FLIM (6)
luís cardoso

Luís Cardoso nasceu em Kailako, uma vila no interior de Timor-Leste, em 1958. Conhece e fala diversos idiomas timorenses. Mudou-se para Portugal ainda jovem. É autor de Crónica de uma travessia (1997), Réquiem para o navegador solitário (2007), entre outros. Em 2021, venceu o Prêmio Oceanos com o romance O plantador de abóboras.

SITE FLIM (17)

Daniela Arbex

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que ela recebeu na Bélgica em 2002. Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos. Atualmente dedica-se à literatura.
SITE FLIM

Aline bei

A paulista Aline Bei é uma das maiores revelações da literatura brasileira nos últimos anos. É formada em letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em artes cênicas pelo teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, O peso do pássaro morto (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. O segundo romance da autora, Pequena coreografia do adeus, lançado em 2021, está entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura neste ano.

SITE FLIM (5)

JOSÉ CASTELLO

Com uma larga trajetória na imprensa brasileira, passou pelas redações de Veja, IstoÉ e Jornal do Brasil. Foi também colunista do suplemento Prosa & Verso, do jornal O Globo. É autor de vários livros, dentre eles os romances Fantasma (menção honrosa do Prêmio Casa de Las Américas, em 2002) e Ribamar, além da biografia Vinicius de Moraes: o poeta da paixão. Três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, Castello teve em 2022 seu livro Inventário das sombras reeditado. considerado um clássico do jornalismo literário brasileiro. 

Cristovão Tezza©divulgacao

Cristovão Tezza

Nascido em Lages, Santa  Cristovão Tezza é um dos mais celebrados autores brasileiros contemporâneos. Traduzido para mais de 15 países, publicou vários romances, entre eles Trapo, Uma noite em Curitiba e o O fotógrafo, livros marcados pelo tom predominantemente confessional, que caracteriza a “voz literária” do autor. Em 2007, Tezza publicou O filho eterno, que se tornou um best-seller e recebeu diversos prêmios. 

SITE FLIM (10)

NATALIA TIMERMAN

Natalia Timerman é médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. Publicou, entre outros livros, Desterros: histórias de um hospital-prisão, de 2017, e a coletânea de contos Rachaduras, em 2019. O livro foi finalista do Prêmio Jabuti. Natalia também é colunista do portal UOL, em que comenta diversos assuntos, da política à cultura. Em 2021, lançou o romance Copo vazio, sobre os percalços de uma mulher inteligente e bem-sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores após se apaixonar. O livro teve recentemente os direitos vendidos para o cinema e vai virar filme.

SITE FLIM

miguel sanches neto

Autor de uma obra extensa, com mais de 30 livros, entre romances, crítica, poesia, crônicas e contos, Miguel Sanches Neto se destaca pelos romances de matriz histórica, a exemplo de A máquina de madeira (finalista dos prêmios São Paulo e Portugal Telecom). Sanches Neto também tem longa carreira na academia, atuando como professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atualmente exerce o cargo de reitor.

SITE FLIM (9)

LéO CUNHA

O mineiro Leo Cunha escreveu mais de 60 livros, entre literatura infantojuvenil, crônica e poesia. Também publicou contos e poemas em inúmeras antologias. Seus livros receberam diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, entre os quais: João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen e Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná. Cunha também traduziu mais de 30 livros de literatura para crianças, do inglês e do espanhol, escreveu três peças de teatro infantil e outras dezenas de letras de músicas. É professor universitário desde 1997.

SITE FLIM (13)

blandina franco e lollo

Blandina Franco é escritora de livros infantis e José Carlos Lollo é ilustrador. São autores da mais de 55 livros, alguns deles editados fora do Brasil, em Portugal, China e Turquia. O casal é um dos mais respeitados na edição de livros para crianças. Foram autores de mais de quarenta livros pelos quais receberam os mais importantes prêmios da literatura nacionais e internacionais, como destaque para o Jabuti e a Menção Honrosa do Prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, concedido pela Feira de Bolonha, pelo livro: Quem soltou um pum? Seus livros já foram publicados em países como: China, Turquia e Portugal.
SITE FLIM (1)

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka é ilustradora e autora de livros infantis. Neta de imigrantes japoneses, nasceu no interior do Estado de São Paulo. Muitas de suas histórias são inspiradas por aquelas contadas por sua avó, na sua infância no sítio Asahi. A técnica sumiê utilizada por Lúcia é a mesma presente no livro “Chão de Peixes”, lançado pela editora Pequena Zahar e vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Biblioteca Nacional em 2019.

Graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, autora de diversos livros ilustrados como Orie – prêmio FNLIJ Crianças 2015; Chão de peixes- Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2018, JABUTI 2019 ilustração; A máquina de retrato – Hours Concours Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

SITE FLIM

ROGÉRIO PEREIRA

É jornalista, editor e escritor. Em 2000, fundou em Curitiba o jornal Rascunho. Coordena o projeto Paiol Literário, do qual já participaram cerca de 80 escritores. Entre janeiro de 2011 e abril de 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná. É autor do romance Na escuridão, amanhã (2013), finalista do prêmio São Paulo de Literatura, menção honrosa no Prêmio Casa de Las Américas (Cuba), e traduzido na Colômbia (Babel Libros). Tem contos publicados no Brasil, Alemanha, França, Finlândia, Peru, Equador e Argélia. Em 2022, lança o livro de narrativas Toda cicatriz desaparece (Maralto), organizado por Luiz Ruffato.

SITE FLIM (12)

Adriano salvi

Adriano Salvi é escritor, mediador de leitura e professor de literatura. É autor dos livros “Pá Pum microcontos” (Editora Viseu, 2018); Tragicômicos (FotoLab, 2020) e co-autor das obras“Microntando” (Caiaponte, 2019); “O parangolé da palavra” (Mercurio, 2019), “Ainda Estavam lá” (Edital Elisabete Anderle, 2020). Integra diversas coletâneas de prosa e poesia. Seus textos também figuram em coleções de livros didáticos do ensino fundamental. Desde 2019 vem ministrando oficinas de escrita criativa em microliteratura através de editais de cultura e eventos literários.

SITE FLIM

LUZ RIBEIRO

Nasceu em São Paulo/SP. Bacharel em Educação Física e Pedagogia,  atua como agitadora cultural, poeta, escritora, performer, atriz e mãe. Participou dos coletivos: poetas Ambulantes (2012 – 2018) , SLAM do 13 (2013 – 2017) e Slam das Minas SP (2016 – 2020), atualmente integra o Coletivo Legítima Defesa (grupo de teatro e pesquisa composto por pessoas pretas).

oficina de

JULIE DORRICO

A escritora pertence ao povo Macuxi. É Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS (2021). Mestre em Estudos Literários e licenciada em Letras Português pela UNIR. É poeta, escritora, palestrante, curadora e pesquisadora de literatura indígena. Venceu em 1º lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019. Administradora do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram. Curadora da I Mostra de Literatura Indígena no Museu do Índio (UFU).  Autora da obra “Eu sou macuxi e outras histórias” (Caos e Letras, 2019).

SITE FLIM (21)

Vinicius mazzon

É roteirista, diretor do radioconto “Pedro Preguiça e as Três Caras da Morte”, que recebeu o Prêmio Nossa Onda 2010 – da Cinemateca Brasileira e Ministério da Cultura e narrador de histórias, atuando em espetáculos, projetos de divulgação literária e na formação de agentes de leitura desde 2006. Já realizou mais de mil e quinhentas sessões de narração.

SITE FLIM (3)

Rosane Castro

Escritora, narradora de histórias e produtora cultural. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Atualmente, cursa Psicologia e Terapias Integrativas. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos nas organizações públicas, privadas e organizações não governamentais. É idealizadora e coordenadora do Encontro Nacional de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido” desde 2009. Coordena a Biblioteca Itinerante Griô, projeto aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Tem treze livros publicados.

SITE FLIM

André Flores 

Aos 14 anos de idade, o jovem influenciador acumula mais de sete milhões de seguidores no Tik Tok, mais de 900 mil inscritos no seu canal do Youtube e centenas de milhares das suas outras mídias sociais. André Flores é hoje um dos maiores influenciadores digitais do Brasil e o maior do Paraná. Com apenas 14 anos de idade, André se prepara para sua segunda apresentação nos palcos do Brasil, com seu maior show de humor.

SITE FLIM (20)

JOÃO GOMES DE SÁ

Natural de Água Branca, sertão alagoano, João é formado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. É professor de Português, xilogravurista, cordelista e folclorista. Utilizando elementos da cultura popular, escreveu e editou Ressurreição do boi, Canto Guerreiro e Meu bem-querer e os cordéis: A briga de Zé Valente com a Leide Catapora e A luta de um cavaleiro contra o Bruxo Feiticeiro, Alice no País das maravilhas em Cordel, O Auto do Boi Encantado e muitos outros títulos.  Já trabalhou na Funarte, no Museu de  Antropologia e Folclore Dr. Théo Brandão, momento em que de fato conheceu as manifestações de cultura espontânea de seu povo.
SITE FLIM

MICHELLE JOAQUIM

A escritora é Bacharela em Tradução em Língua Inglesa pela UEM e mestra em Estudos Literáros pela mesma universidade, têm publicações independentes e é autora do livro e poemas: “A última vez que duvidei de mim”, de 2022. Michelle Joaquim também é cofundadora do Coletivo Palavrão de experiências literárias, com o qual realiza, desde 2018, encontros para leitura e discussão de prática e teoria literária. A autora também tem experiência na arte da performance e atua como produtora cultural.

SITE FLIM (18)

ESTELA LACERDA

A escritora Estela Lacerda (Estela Santos) é formada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestra em Estudos Literários na mesma instituição. Sua relação com a literatura é ampla, indo aalém do meio acadêmico. Como escritora publicou o livro de poemas O rio seco que vivem em mim (Editora Patuá, 2021), além de textos em revistas, antologias, médium e redes sociais. Além disso, é idealizadora e mediadora do clube de leitura e projeto literário #LeiaMulheres em Maringá (PR) e membro do Mulherio das Letras, no Paraná. Atualmente é editora-chefe do portal feminino Dicas de Mulher e, ao longo de cinco anos, também fez parte do Homo Literatus, site sobre literatura, onde foi redatora e coeditora.
SITE FLIM (14)

Bruno Vicentini

O escritor participou de uma coletânea (livro impresso pela Imprensa Oficial, em maio de 2017 para a Biblioteca Pública do Paraná) chamada 15 formas breves — Contos de jovens autores paranaenses.  Foi o segundo colocado no concurso de microcontos da 21ª Bienal do Livro de São Paulo (2010). Participação no projeto “Contos Maringaenses” (2010 – 2014) Publicação de microcontos na antologia “Geração em 140 caracteres”, Geração Editorial (2012). Possui diversas crônicas publicadas no portal “Tempos Crônicos” (2021 – hoje).  Publicou o livro  “Ciranda da Catarina e outros contos”,pela Editora Urutau (2022).
SITE FLIM (2)

Pedro Lucas Moro

O autor é formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá(UEM), publicou vários livros,  sendo sua  primeira publicação, realizada  aos 21 anos,  com o título “Sombra, Terra e Céus”. O segundo livro de Pedro Lucas também trilhou o caminho das rimas “O eu e o lá fora”, que veio em 2019. O escritor maringaense deixou  a poesia para mergulhar no mundo dos romances e seu primeiro livro neste segmento foi lançado em  julho de 2022 denominado  “Aos Olhos Dela”. A obra  conta a história de Helena, uma menina que vive mergulhada no meio de árvores, folhas, bichos e pessoas. A narrativa traz memórias da criatura cheia de sonhos, sensibilidade e vontade de conhecer o que há de mais humano na vida.

Mediadores

SITE FLIM (24)

ANGELA RAMALHO

Escritora e editora, Angela Ramalho é responsável pela A. R. Publisher editora

SITE FLIM (22)

BRUNO BARRA

Desenvolve projeto de iniciação científica na Universidade Estadual de Maringá (UEM) no qual se dedica a pensar a literatura produzida por pessoas negras no Brasil.

CAROL MAIA

CAROL MAIA

Estudante de Direito e de  Comunicação em Multimeios.
È apresentadora do podcast Podfala

 

SITE FLIM

DANY FRANCIELLE

 Formada em Comunicação Social — Jornalismo, pela UEPG. Atua na imprensa há 20 anos. Trabalhou como editora da RPC — afiliada à Rede Globo do Paraná, do programa estadual Caminhos do Campo. Tem um romance publicado, chamado ‘Dias Nublados’ . 

SITE FLIM (25)

ELAINE APARECIDA

É socióloga, pesquisadora, integrante do NEIAB/UEM, artista e mestranda em Estudos Culturais pela Universidade Estadual de Maringá, na qual investiga o cinema negro no Brasil e as representatividades negras no audiovisual . 

gessica_foto

GÉSSICA NUNES

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2019). É professora na Escola Estadual Indígena Yvy Porã. Especialista em Gestão Escolar Indígena. Coordena o projeto: Patrimônio Cultural e geração de renda, pela UEM.

SITE FLIM (26)

LUIGI RICCIArdi

Desde 2007 se dedica à produção de contos, publicando cinco livros do gênero: Anacronismo moderno (2011), Notícias do submundo (2014), Criador e criatura (2015), Antes fosse uma metáfora morta (2018) e A aspereza da loucura (2018). 

SITE FLIM (4)

MARIA ALMEIDA

Formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Uniasselvi. 

SITE FLIM (1)

MAYARA BLASI

Trabalha como escritora, revisora, preparadora e tradutora de obras de ficção e não ficção desde 2011.

 

SITE FLIM

MICHELE JOAQUIM

Bacharela em Tradução em Língua Inglesa pela UEM e mestra em Estudos Literáros pela mesma universidade, têm publicações independentes e é autora do livro e poemas: “A última vez que duvidei de mim”, de 2022.

SITE FLIM (2)

SUELEN DOMINGUES

Produtora cultural, pesquisadora e professora formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Literatura e Historicidade e atua na área cultural desde 2017. 

SITE FLIM (3)

ZILENE FRANCO REZENDE

Participante dos clubes de leitura LEIA MULHERES, BONS CASMURROS e CLUBE DE LEITURA DE MARINGÁ desde 2017. MEDIADORA DO CLUBE DE LEITURA BONS CASMURROS desde Janeiro/2021. 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy