Patrimônio histórico imaterial do município, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2024 começa na quinta-feira, 11, no Teatro Calil Haddad. A programação começa pela manhã e a abertura oficial será às 18h. Elisa Lucinda e Zezé Motta fecham o primeiro dia da festa literária. O evento segue até o domingo, 15 (clique aqui e veja a programação no site da Flim).
A edição desse ano será marcada pela valorização da literatura diversa, com destaque para negros e mulheres, que representam 58% dos autores convidados. Serão 19 atrações nacionais presentes na festa literária, incluindo Carla Akotirene, Jeferson Tenório, Kaká Wera, Bell Puã, Rodrigo Ciríaco, Luiza Romão, Sônia Rosa, Eduardo Krause, Lívia Vaz, Lubi Prates, Diana Salu e Airton Souza, além de Elisa Lucinda e Zezé Motta, que conversam com o público após a abertura oficial.
Na quinta-feira, 11, às 19h, no Auditório Sertões, Elisa Lucinda participa do bate-papo com o tema ‘Cor-respondência’, mediado por Maju Werneck. Escritora, atriz e cantora, ela é autora de 14 livros, com destaque para ‘Livro do avesso, o pensamento de Edite’, ‘Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada’, ‘Parem de falar mal da rotina’, ‘Quem me leva para passear’ e ‘Vozes Guardadas’.
Para encerrar o primeiro dia da Flim, às 21h será a vez da renomada atriz e cantora Zezé Motta falar sobre a carreira de 57 anos, com base na biografia ‘Zezé Motta: um canto de luta e resistência’. Zezé Motta tem mais de 100 participações na televisão, cinema e teatro, além de 14 álbuns gravados. O bate-papo terá mediação de Salete Gil e Paulinho Schoffen.
Com o tema ‘Fora de Centro’, a Flim 2024 reúne mesas literárias, bate-papos, palestras, oficinas, contações de histórias, além de 21 lançamentos literários. Serão cinco espaços disponíveis no Calil Haddad para as pessoas aproveitarem as atrações: Auditório Sertões, Auditório Capitu, Circo Literários e os espaços de lançamento e de oficinas.