Contação de histórias
Confira os espetáculos que acontecerão durante a 7ª edição da Flim.
Rô Fagundes
9 de dezembro – 9h30
Link: https://youtu.be/2rUUOMsd7ac
Marina Colassanti narra o dia a dia de uma moça que tece com cuidado e amor. Ela usa o tear para expressar seus sentimentos. Um conto de fadas moderno no qual a vida e seus humores vão sendo tecidos por meio das cores das linhas.
Técnica utilizada para ilustração da história: silhuetas e fios.
Rô Fagundes
9 de dezembro – 14h30
Link: https://youtu.be/XoBH-04NRX4
De autoria de Elias José, o espetáculo conta a história de um sanfoneiro fedido, mas que, quando abria seu velho fole, a música tinha cheiro de fruta madura, tinha cheiro de um jardim todo florido…
Técnica utilizada para ilustração da história: instrumentos musicais.
Contação de histórias | CI = Livre
Danilo Furlan
10 de dezembro – 9h30
Link: https://youtu.be/mKcaS_gdjwA
Frederico era um mosquito exibido e convencido até que, um belo dia, a joaninha abriu o seu coração para as palavras mágica. Piratas, ilhas desertas, sereias, monstros, tesouros e um barquinho que come poesia fazem parte desta surpreendente narrativa de “O mundo colorido de Jonas Ribeiro”.
Danilo Furlan
10 de dezembro – 14h30
Link: https://youtu.be/yj8ABb4Rg8Y
Quando menino, gostava de apanhar a tesoura da mãe e ir para o quintal. Ficava horas distraído, podando as folhas das árvores. Plec, plec, plec. Assim começa essa pequena grande história de Ignácio de Loyola Brandão.
Contação de histórias | CI = Livre
Elaine Teleken
11 de dezembro – 9h30
Link: https://youtu.be/AATdX1-8Sm8
Com o intuito de falar sobre a lenda da Araucária, árvore-símbolo do estado do Paraná, a história narra sobre Curiaçu, o mais forte guerreiro. Certo dia, quando foi caçar, encontrou uma onça em confronto com a filha do pajé da tribo inimiga, pela qual era apaixonado. O índio feriu a onça e se aproximou da índia, que se assustou e acabou desmaiando. A tribo inimiga encontrou Curiaçu à beira do rio com a jovem nos braços. Pensando que ele havia feito mal a moça, dispararam várias flechas. Diz a lenda que ele se transformou numa araucária e a índia numa gralha azul; as gotas de sangue são os pinhões que a gralha azul enterra e as flechas eram os espinhos.
Elaine Teleken
11 de dezembro – 14h30
Link: https://youtu.be/DnM5FyWGfwQ
A jovem índia Naiá é apaixonada por Jaci, a lua. Naiá vive nas margens do rio Amazonas e faz de tudo para chamar a atenção de Jaci. Na tribo todos os índios acreditam que Jaci é um valente e poderoso guerreiro que, nas noites de lua cheia, transforma as índias que ele se encanta em estrelas para viverem ao seu lado.
Contação de histórias | CI = Livre
Maria Cristina Vieira
12 de dezembro – 9h30
Link: https://youtu.be/TyxD541foM8
Como de costume, ao anoitecer, o peixinho Nestor nadava até a superfície mais próxima da praia para ver se tudo estava bem. Se o lixo estava no lixo e se nada causaria algum dano para as criaturas do oceano. Numa noite, uma estrelinha brilhante veio do céu em sua direção e mergulhou na água bem pertinho dele. Foi o maior susto! A estrelinha saiu da água rapidamente e voltou a voar. Novamente tomou impulso e mergulhou profundamente. Nestor também mergulhou e descobriu que não era uma estrela, e sim um vagalume super brilhante, lindo, mas triste. Muito triste! Encharcado de água salgada e de suas lágrimas, o vagalume desabafou com Nestor. Ah, mas essa é uma história muito especial, e Maria Cristina Vieira é quem nos contará o motivo de tanto choro. Você não pode perder mais essa preciosa aventura do peixinho Nestor.
Maria Cristina Vieira
12 de dezembro – 14h30
Link: https://youtu.be/dEll0-130wc
Juju era uma girafinha muito feliz, até que se deu conta do bullying que sofria de um de seus melhores amiguinhos. Porquito abusava das brincadeiras sem graça com a pobrezinha. Com o pescoço mais longo que o normal para uma girafa da sua idade, ela alcançava as frutas mais altas nas árvores da floresta encantada. Toda vez que a Juju entrava na floresta, algo surpreendente acontecia.
Quer saber o que acontecia na floresta? A própria autora Maria Cristina Vieira vai contar pra você durante a FLIM.
Contação de histórias | CI = Livre
Felícia Fleck
13 de dezembro – 9h30
Link: https://youtu.be/gkuwY_XInRQ
Cantigas e histórias populares para os pequenos ouvintes. Serão contadas as histórias “Cabra Cabrez”, um conto popular de Portugal, e “Nino e nina”, um conto popular brasileiro.
Felícia Fleck
13 de dezembro – 14h30
Link: https://youtu.be/vkH0wGw2GM4
Um balaio recheado de histórias de príncipes, princesas, reis e rainhas, para todas as idades! Serão dois contos populares: “Os três namorados da princesa” e “O rei barbado”.
Contação de histórias | CI = Livre
Festa Literária Internacional de Maringá 2020. Todos os direitos reservados.