Entre os dias 11 e 15 de setembro, o Teatro Calil Haddad recebe as atrações da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2024, evento que é patrimônio imaterial da cidade. A Flim reúne mesas literárias, bate-papos, palestras, lançamentos de livros, oficinas, shows, contações de histórias e outras atividades para estimular a leitura.
Neste ano, o tema da Flim será ‘Fora de Centro’, com foco na descentralização das atividades culturais, atrações inéditas e valorização de uma literatura diversa. As primeiras atrações confirmadas são a escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, a escritora e pesquisadora Carla Akotirene e o professor e escritor Jeferson Tenório.
Elisa Lucinda será uma das atrações da abertura da Flim, no dia 11 de setembro. Ela tem cerca de 60 trabalhos como atriz em novelas, séries, filmes e peças de teatro, além de cinco álbuns de poesia gravados. Como escritora, tem 14 livros lançados, com destaque para ‘Livro do avesso, o pensamento de Edite’, ‘Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada’, ‘Parem de falar mal da rotina’, ‘Quem me leva para passear’ e ‘Vozes Guardadas’.
Carla Akotirene estará em um dos bate-papos do dia 14 de setembro. Baiana, a escritora é uma das referências na literatura do feminismo negro e atua como pesquisadora, autora e colunista. Em 2021, foi nomeada como uma das 100 personalidades negras mais influentes dos países lusófonos pela Bantumen Powerlist 100. É autora de ‘O que é interseccionalidade?’ e ‘Ó pa í, prezada’.
O romancista Jeferson Tenório será a atração principal no dia 15 de setembro, com duas ações. Ele é autor do premiado livro ‘O avesso da pele’, que venceu o Prêmio Jabuti, em 2021, e se transformou em peça de teatro. Além da apresentação da peça, o autor participará de um bate-papo, às 17h, com o tema ‘Avessos do avesso’. Tenório também é autor dos sucessos ‘O beijo na parede’ e ‘Estela sem Deus’.
Confira os horários das primeiras atrações anunciadas para a Flim 2024:
Quarta-feira, 11, às 19h
Elisa Lucinda, com o bate-papo ‘Cor-respondência’ – Mediação de Maju Werneck
Local: Auditório Sertões, no Teatro Calil Haddad
Sábado, 14, às 20h30
Carla Akotirene, com o bate papo ‘A voz de encontros, sociedade e direitos’ – Mediação de Sol Gil
Local: Auditório Sertões, no Teatro Calil Haddad
Domingo, 15, às 17h
Jeferson Tenório, com o bate-papo ‘Avessos do avesso’ – Mediação de Romi Matos
Local: Auditório Sertões, no Teatro Calil Haddad
Domingo, 15, às 20h
Peça teatral ‘O avesso da pele’, de autoria de Jeferson Tenório, com o grupo Corpo Rastreado
Local: auditório do Teatro Calil Haddad