Base de lançamentos

Conheça as obras que serão lançadas na 8.ª edição da FLIM. Venha bater-papo com os autores e descobrir novos livros.

Instrumentário
Helenice Azevedo Segantini Padovani
8.12.21 | Qua | 15h30

Gênero: Musicalidade, Instrumentos
Editora: Sinergia Casa Editorial
Sinopse: Instrumentário se trata de um alfabeto com imagens e sons instrumentais em que o leitor tem a percepção própria de cada instrumento através de canções e cantigas brasileiras interpretadas por vários musicistas de Maringá/PR. O leitor também tem a verbalização nas línguas portuguesa e inglesa aumentando sua percepção audiovisual e o incentivando a mais descobertas dos sons e instrumentos.
Currículo: Pedagoga com especialização em orientação e supervisão, especialista em alfabetização, musicista em piano, acordeon e percussão. Especialização em flauta doce pelo projeto Sopro Novo da Yamara, especialização em musicalização educação infantil e fundamental, especialização em arte brasileira, coralista e salmista da Catedral de Maringá.

 

Psicologia em Foco: 10 anos
Vinicius Romagnolli  e Luiz Antonio Lazarin Tretinalha (Orgs.)
8.12.21 | QUA | 18H

Gênero: ensaios
Editora: Iperfil
Sinopse: Celebrando 10 anos de publicação do Jornal Psicologia em Foco, esse livro reúne ensaios e entrevistas de grandes nomes da Psicologia no Brasil acerca de questões sociais, culturais e artísticas.
Currículo: Vinicius Romagnolli é natural de São Paulo, possui formação em Psicologia e História. Se especializou em psicanálise, tendo feito mestrado em Psicologia. Fundou o Instituto Psicologia em Foco que contempla dois projetos; o Jornal Psicologia em Foco e a Oficina do Saber. Foi professor universitário por 7 anos e hoje se dedica ao doutorado em Psicologia bem como a atuação na clínica com adolescentes e adultos. Autor dos livros: “Adolescentes na contemporaneidade: desamparo e laços fragilizados em meio aos ideais da sociedade de consumo”, “30+1:vida como poema” e organizador do livro “Psicologia em Foco: 10 anos”, todos pela Iperfil Editora.
Luiz Antonio Lazarin Tretinalha é graduado em Psicologia, pós-graduado em Artes e Mestre em Promoção da Saúde. Membro do Instituto Psicologia em Foco desde 2014.

O Vírus
Joaquim dos Santos Neto
8.12.21 | QUA | 20h30

Gênero:  Romance
Editora:  Oito E Meio
Sinopse: Juvenal tem 35 anos, trabalha como encanador e sonha em alcançar o sucesso como vocalista e baixista de uma banda de rock. Solteiro, se encanta por Desirée, uma cowgirl misteriosa que está sempre com a agenda lotada de compromissos. Após dias flertando com a moça, consegue finalmente marcar um encontro. Mas a ameaça de um vírus respiratório, propagada por correntes de WhatsApp, parece comprometer a paquera. 
Em uma narrativa vertiginosa que incorpora a linguagem das redes sociais, memes e acontecimentos da nossa história política recente, Joaquim dos Santos Neto constrói uma crítica contundente a uma sociedade em que as pessoas não confiam mais no governo, na mídia e nem mesmo umas nas outras.
Currículo: Escritor, ator, professor e funcionário público. Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado e doutorado em Estudos Literários, pela mesma universidade. Participou das coletâneas de contos Interfaces e O Outro Lado, organizadas pela equipe do Carreira Literária e publicadas em 2020. O romance O Vírus foi lançado em 2021 pela Editora Oito e Meio.

 

O resgate do touro vermelho
patrícia lessa
9.12.21 | QUi | 14H

Gênero: Literatura infantil
Editora:  Editora Luas
Sinopse: O livro “O resgate do Touro Vermelho” é uma publicação infantil que aborda questões relativas à produção de carne. Trata-se de uma história de luta, de desencontros, encontros e de amor e resistência. O livro é bilíngue e está traduzido para o inglês. Conta, ainda, com um glossário e um espaço para curiosidades. Temas como especismo, ou seja, a crença na supremacia humana frente as outras espécies, e outras questões ecológicas atravessam o texto para unir arte e ativismo pelos animais em uma narrativa literária. A Ilustração foi feita pela artista paranaense Nick Carmona.
Currículo: Nascida em Pelotas no Rio Grande do Sul, é uma cidadã maringaense, onde vive desde 1999. É educadora feminista, ativista eco vegana, agricultora que cultiva árvores e resgata plantas. Escreve e organiza livros, coletâneas feministas e eco veganas, trabalhos acadêmicos e didáticos. Atua no ensino universitário presencial (na Universidade Estadual de Maringá), à distância, formal, informal e popular. É tradutora de francês. Graduada em Educação Física e em História. Doutora em História e pós-doutora em Letras. Os livros mais recentes são: Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura, publicado pela Editora Entremares (2020) e O Resgate do Touro Vermelho, pela Editora Luas (2021).

o menino da foto
Alexandre penha
9.12.21 | QUI | 15H30

Gênero: Romance histórico
Editora:  Ed. do Autor
Sinopse: O menino da foto é um livro que narra, com linguagem destinada ao público juvenil, a história de Clodimar Pedrosa Lô – um menino assassinado injustamente em Maringá em 1967 e que, anos depois, se tornaria um santo popular; uma história que ainda pode ser sentida em diversas partes da cidade e que, anualmente, é revivida no Dia de Finados pela visitação de milhares de pessoas ao túmulo do menino. O livro tem como proposta recontar essa história para as novas gerações e, nesse sentido, promover também uma literatura contextualizada através de uma interação entre o textual, ilustração e imagens de mídias sociais extratexto, incentivando o uso de QR-code, Instagram e WhatsApp no processo de leitura e entendimento da obra. A obra foi publicada por meio do Prêmio Aniceto Matti 2019, realizado pela Secretaria de Cultura de Maringá. Para maior visualização de detalhes acesse AQUI.
Currículo: é palhaço, ator e professor dessas linguagens. Maringaense, é graduado em História, Artes Cênicas e Mestre em Letras, todas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Suas experimentações com a escrita começaram com textos dramaturgos produzidos para os grupos de teatro que atua, em destaque, a Cia. Circo Teatro Expressão de Amor. Em 2017, foi um dos organizadores e autor do livro “Diário de Bordo: terapia da alegria”; em 2020, teve um conto selecionado e publicado na obra “Coletânea Sesc de Contos Infantis”; no mesmo ano, foi vencedor do concurso Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias com o livro “Malas abertas: crônicas de alegria pelo mundo”, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura. 

confissões de uma jovem [psico]terapeuta
Nayara Caroline Milharesi
9.12.21 | QUi | 19H

Gênero: Romance
Editora: Appris editora
Sinopse: O livro narra os primeiros passos da jornada de uma jovem profissional, seus desafios para se consolidar no mercado de trabalho e na clínica psicoterapêutica e o momento de sua realização. A autora propõe-se a confessar as dificuldades, pensamentos, expectativas, desejos e angústias com as quais se deparou e que praticamente todo jovem psicólogo enfrenta para construir sua clínica dentro e fora de si e que muitas vezes é vivido na solidão da clínica. Com uma linguagem simples e acessível, com algumas doses de humor e um pouco de drama, esta leitura torna-se uma excelente fonte de identificação e de amparo pela generosidade da autora em compartilhar detalhes íntimos de seu desenvolvimento clínico, técnico e identidade profissional. 
Currículo : Psicóloga clínica há 10 anos. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa de Psicanálise e Civilização pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá; Docente do curso de Especialização de Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea na Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; ex-editora de seção na revista Psicologia em Estudo. É autora de capítulos de livro nas obras Mitologia Grega e Psicanálise: reflexões (CRV) e Psicanálise e Mitologia Grega: ensaios (Appris). 

vida como poema
Vinicius Romagnolli
9.12.21 | QUI | 20H30

Gênero: Poesia
Editora: iPerfil
Sinopse: Vida como poema é um livro que convoca o leitor a desempoeirar os afetos cotidianos e lançar um olhar poético para a vida, o tempo e suas vicissitudes. Com a lente da psicanálise, o livro nos mostra a complexidade das cosias simples e o heroísmo contido na rotina de cada um de nós.
Currículo: natural de São Paulo, possui formação em Psicologia e História. Se especializou em psicanálise, tendo feito mestrado em Psicologia. Fundou o Instituto Psicologia em Foco que contempla dois projetos; o Jornal Psicologia em Foco e a Oficina do Saber. Foi professor universitário por 7 anos e hoje se dedica ao doutorado em Psicologia bem como a atuação na clínica com adolescentes e adultos. Autor dos livros: “Adolescentes na contemporaneidade: desamparo e laços fragilizados em meio aos ideais da sociedade de consumo”, “30+1: vida como poema” e organizador do livro “Psicologia em Foco: 10 anos”, todos pela iPerfil Editora.

O DESEJO DA GIRAFA
Fernanda Mecking Arantes
10.12.21 | SEX | 15H

Gênero: Literatura infantil
Editora:  AR Publisher
Sinopse:  Pensa numa girafa com um desejo. Pois é. E o desejo dela mudou a vida das girafas para sempre. Foi há muito tempo. No tempo em que a velha mãe África era uma mocinha cheia de sonhos e fantasias.  No tempo em que os bichos,  as plantas,  até as pedras, todos os seres, falavam. E isso não era NADA DE mais. Era simplesmente… vida. Mas se você pensa que foi fácil ela ter seu desejo atendido, você não sabe de nada…
Currículo: Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, vive em Maringá desde 1994. Bibliotecária, formada pela UFPR, trabalha na Secretaria de Cultura desde 1994. Especialista em Sistema de Informação Educativos (ECA/USP) e mestre em Ciência da Informação pela UEL/CECA. Criou os projetos Férias na Biblioteca e Rua da Cultura.

Ultimidades
Sandro Adriano da Silva
10.12.21 | SEX | 19H

Gênero: Poesia
Editora:  Urutau
Sinopse: Primeiro livro do autor, Ultimidades “sonda a pertença do tempo”, ao auscultar as vértebras da palavra, e inaugurar tudo que “há envolto ao nome”. Andança, memória, errância, ausência, melancolia são traços e pathos que percorrem este livro que reúne (e dispersa) vinte anos de fazer poético (anônimo e silente).
Currículo: Natural de Marechal Candido Rondon, vive hoje em Campo Mourão, onde atua como professor de Literatura na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
Pai do casal de Shitzu Foucault & Clarice.
Dedica-se também às artes plásticas.

a ilha dos sentimentos perdidos
Hada Maller
10.12.21 | SEX | 20H30

Gênero: Contos
Editora:  Independente
Sinopse: A Ilha dos Sentimentos Perdidos é onde se reúnem todas as sensações que esquecemos ou tentamos fingir que não existem. Seus moradores lutam suas batalhas diariamente, batalhas essas que são tão intensas e internas que parecem ser invencíveis. Cinco histórias dessa ilha foram reunidas em um livro. Deficiência, preconceito, machismo, autoritarismo, relacionamentos abusivos, amor, tempo, maternidade e loucura são revisitados em um mundo de realismo fantástico especialmente para aqueles que querem fugir dos próprios sentimentos por meio da literatura.
Currículo: graduada em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vencedora do prêmio Intercom Nacional 2020 na categoria Fotonovela, trabalha com diagramação e design gráfico. Passa seu tempo viajando pelas histórias de sua estante e cozinhando suas comidas favoritas.

(Des)emContos – volume 2
Cláudia Sabbag Ozawa Galindo (organizadora)
11.12.21 | SÁB | 14H

Gênero: Reunião de contos
Editora:  Gráfica Cristo Rei⁹
Sinopse:  (Des)emCONTOS é uma reunião de textos escritos pelos alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá, sob a supervisão da professora Dra. Cláudia Sabbag Ozawa Galindo, durante o ano de 2020 e constitui-se em um projeto final da disciplina de Literatura Brasileira: narrativa. Discussões em torno da construção da identidade, o papel da memória e a escrita de si permeiam o desenvolvimento dos contos.
Currículo: Pós-doutorado em Literatura, pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), professora universitária de Literatura, com pesquisas nas áreas de Literatura Comparada, Estudos Culturais, Poesia e Música e perfil feminino na Literatura.

Guardador de Palavras da Gabi 4: mais incertezas aos cinco anos
Aida Franco de Lima
11.12.21 | SÁB | 15H30

Gênero: Crônica
Editora: Edição por Demanda
Sinopse: O Guardador de Palavras da Gabi é uma série de livros com frases e diálogos de uma criança, que desde a primeira infância à adolescência foram guardadas por sua mãe e transformadas em livros. A cada livro, uma fase da idade. A cada nova fase, mais descobertas. O conteúdo é dito por uma criança, para o adulto ler e ser estimulado a escutá-las mais atenciosamente. Os desenhos internos, todos feitos pela personagem, convidam as crianças a pintá-los, e assim, marcando as datas, guarda-se também memórias de quem os coloriu. Com o tempo, é possível comparar a evolução dos traços. Também podem ser anotadas algumas frases, em folhas em branco, destinadas exatamente a isso. Interaja e guarde as palavras das crianças, no futuro, você terá memórias de momentos incríveis!
Currículo:Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Educação Patrimonial e Guia Especializado em Atrativos Turísticos Naturais, Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, Professora Universitária, Ativista Ambiental, Escritora. 

Amor, destino final
Stephanie Caroline
11.12.21 | SÁB | 17H

Gênero: Romance
Editora: Publicação Independente
Sinopse: Luna Becker é filha de uma escritora famosa e decidiu seguir a mesma carreira. No entanto, quanto mais descobre sobre o passado de sua mãe, mais seu mundo parece ser destruído. E se as coisas forem mais complexas do que ela havia imaginado? No meio de tudo isso, o sonho de ser escritora acaba se tornando um verdadeiro pesadelo quando ela é vítima de uma editora golpista. Passando por altos e baixos, descobrindo segredos que nunca imaginava conhecer, com a ajuda dos amigos e da própria família, Luna vai descobrir que o amor-próprio precisa ser sempre o seu destino final.
Currículo: começou a escrever aos 8 anos para expressar suas emoções, escreveu seu primeiro livro, Doce Vida de Ana, aos 15 anos. A publicação aconteceu 10 anos depois, e, de lá para cá, já foram mais 6 livros: Nada é por Acaso13 Contos de Amor ou NãoDiário da Garota em CrisePara SempreDeixe-me Roubar seu Coração e o recém lançado Amor, destino final. O oitavo romance já está em desenvolvimento. Formada em Publicidade e Jornalismo, Stephanie ama ler e adora criar histórias com personagens “gente como a gente”. 

O OLHO
Jean Carlo Barusso
11.12.21 | SÁB | 18H30

Gênero : Poesia
Editora:  Editora Madrepérola
Sinopse: Um louvor à loucura, à libido e à linguagem: isso é o olho, segundo experimento linguístico de Jean Carlo Barusso. Os 99 poemas são resultados de uma sequência de fracassos e desistências inerentes ao processo artístico de mais um primata que se encanta com o gozo promovido pela poesia. Insignificante como tudo e sincero como quase ninguém, este livro tem apenas uma pretensão: gerar um momento de beleza em meio ao caos. Viva a/à Poesia!
Currículo: Graduado em Publicidade e licenciado em Letras Vernáculas, Jean Carlo Barusso é de Arapongas e tem 28 anos. É autor de dois livros de poesia (Viva a/à Poesia, de 2016, e O olho, de 2020, ambos publicados pela Editora Madrepérola).

Este poema não é para você
Gilmar leal santos
11.12.21 | SÁB | 20H

Gênero: Poesia
Editora: Editora Chiado
Sinopse:  Os poemas deste novo livro trazem a silhueta da alma (anima) de Gilmar, quando já compreende que suas inspirações, aflições, ilusões, desejos, indignações, suspiros e esperas são temperos em busca do sentido da vida. Nestes tempos exacerbados, em que todos são capazes de se arvorar em um textão próprio ou de replicar um meme alheio, qual o sentido de edificar um livro que não trate, sei lá, sobre a limitação da liberdade de expressão versus o combate às notícias falsas? Ou um tomo (simplificado, claro) sobre a discussão da saúde contra a importância do mercado? Mais, qual o sentido de publicar um livro armado de recursos poéticos dos mais variados — vale dizer, sem fazer uso da gramática-manual-de-textos-medianos-claros-e-concisos-para-o-cidadão-médio-brasileiro
Currículo: é paranaense e vive em Maringá desde 1996.  Poeta e tradutor, é autor dos seguintes livros: Trapezista – poemas (2006); Carmezim – poemas (2010); Cartas Poéticas – poemas (2017); A Terra Árida (The Waste Land) – Tradução de T. S. Eliot (2017); Hoje o Mar está Calmo – poemas (2018) e agora lança o seu sexto livro Este Poema Não é Para Você – poemas.

diversão ao pé da letra
Silvia Ferreira Lima
12.12.21 | Dom | 10H30

Gênero: Poesia
Editora:  Scortecci
Sinopse: Diversão ao pé da letra foi um nome sugerido pela filha da autora quando esta lia alguns dos seus textos para a filha, que percebeu como a autora se divertia escrevendo. A sugestão inicial acabou adquirindo outro significado quando a autora observou com certa crítica e distanciamento que seus textos se caracterizam pela musicalidade, o que nem sempre é justificado pela rima tradicional, mas pelas rimas internas, ou ainda, pelas aliterações e assonâncias. 
A música dos textos é trabalhada propositalmente, porque a autora busca a músicas das palavras, ou das letras que formam as palavras. A experiência de ler alguns destes poemas a crianças, as levou a perceberam ingenuamente a musicalidade e, mesmo quando o significado de algumas palavras não lhes era previamente conhecido, elas se divertiram e se identificaram com a criança da autora, recordando experiências que já tiveram.
Currículo: Doutora em Artes Visuais pela UNICAMP. Professora no Município de Campinas. Foi professora universitária em São Paulo na Universidade Anhembi Morumbi. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo.
Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC de São Paulo. Artista visual, gravadora e produtora de livros de artista. Já expôs na GAIA (Galeria de Artes do Instituto de Artes da UNICAMP), na Colômbia com curadoria da amiga e colega colombiana Angie Niño e em Campinas no Subsolo e na Rabeca Cultural em Campinas.
Instagram @silviaferlima

“Do” Teatro Brasileiro de Protesto (1964- 1968): um musical
Eduardo Montagnari
12.12.21 | dom | 14H

Gênero: Dramaturgia
Editora:  iPerfil
Sinopse: Entre o Golpe de Estado de 1964 e o AI-05 de 1968, uma página singular do Teatro Brasileiro foi escrita com músicas que fizeram o verbo CANTAR soar como sinônimo de PROTESTAR. Morte e Vida Severina, Arena conta Zumbi, Liberdade Liberdade são algumas obras, agora clássicas, que nesse período passaram a revelar e a denunciar um Brasil que começava a viver um dos seus períodos mais sombrios.
Currículo:

O pequeno sonhador
Mateus Pequeno Sonhador
12.12.21 | DOM | 15H30

Gênero: Poesia
Editora:  The Life Press
Sinopse: Os poemas são construídos junto aos desenhos autobiográficos, elaborados enquanto a mente do poeta viaja sobre imagens amazônicas e as razões da sua própria existência. É uma viagem ao interior. A vida ribeirinha na Amazônia é, portanto, o pano de fundo de uma linda história de superação estampada antes do ponto final: “o pequeno sonhador trocou a dor pelo amor”.
Currículo: Mateus Nunes Marinho, de 8 anos, é um ribeirinho de uma comunidade localizada às margens do Rio Amazonas, município de Óbidos, uma pequena cidade no interior do Pará, onde mora com a mãe e a avó. Desde que ouviu na novela “Bom Sucesso”, da Rede Globo, uma poesia cultivou o sonho de ser poeta, passando a pesquisar mais sobre essa nova paixão, e arriscando-se a escrever versos. Hoje, o menino denuncia sua realidade por meio das palavras e do lirismo em suas poesias, que o ajudam a tornar sua vida mais leve enquanto enfrenta suas dificuldades e emociona pessoas.

Alberto e seus medos
Artur Molina
12.12.21 | DOM | 17H

Gênero: Infantojuvenil
Editora:  iPerfileditora
Sinopse: Os medos de Alberto são aqueles medos que todos nós já sentimos um dia e, em alguns casos sentimos até hoje. Este livro conta os medos de Alberto. Aqueles medos típicos que vão surgindo ao longo do desenvolvimento infantil. As crianças e adultos ao lerem este livro vão se lembrar de suas angústias e superações.
Currículo: é psicanalista, pesquisador da Unicamp na área de Psicologia e Educação, escritor. Autor de vários livros como “O que Freud dizia sobre as Mulheres” (Ed. Unesp), “Freud: como vejo a vida” (iPerfileditora), “A verdade na loucura” (Novas Edições Acadêmicas) e editor da iPerfileditora.

Asa Grande: o último suspiro de um pretérito quase perfeito
Márcio Rocha
12.12.21 | Dom | 18H30

Gênero: Romance
Editora:  Giostri
Sinopse: Asa grande é pleno de significado. Uma grande asa pode alçar vôos longos e distantes, mas também uma grande asa nos remete ao acolhimento, à proteção. O ser humano transita nestas duas dimensões. A transição para um novo momento da vida, e a necessidade do desapego ao passado dá-se para poder plenamente alçar vôo, buscar seus sonhos e ser feliz. Este romance retrata o percurso de quatro gerações de indivíduos que alçaram vôos e buscaram novos caminhos para as suas vidas. Começa com o nascimento de Leila, em 1962, e termina com a gravidez de Lavínia e Eurico, em 2015. São 53 anos onde três gerações constroem suas vidas, buscando as saídas possíveis e perseguindo suas utopias. 
Currículo: é escritor, flautista, fotógrafo, geógrafo como profissão, professor universitário e pesquisador. Tem publicado livros e capítulos de livros de geografia, dois fotolivros, impressos, e on-line na plataforma ISSUU. Desde 2011 escreve em seu blog escritos diversos, narrativas em prosa e em verso.

Festa Literária Internacional de Maringá 2021.
Todos os direitos reservados.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google