Conheça as obras que serão lançadas na 10.ª edição da FLIM.
Venha bater-papo com os autores e descobrir novos livros.
Os lançamentos serão realizados no espaço Base de Lançamentos no Estacionamento do Estádio Willie Davids

Mamãe, Mamãe, tem um monstro embaixo da minha cama!
Paulo Henrique Silva Rodrigues dos Santos
4/10/23 |Qua. | 14h

Gênero: Infantojuvenil

Sinopse: Livro que aborda de forma criativa e cômica o tema “MEDO”. Ensinando às crianças a enfrentarem seus medos e descobrir sua origem.

Biografia: Escritor, animador e ilustrador brasileiro já trabalhou em diversas animações como Turma da Mônica, Show da Luna e Sítio do Pica Pau Amarelo. Seu trabalho de destaque é o desenho recordista “Min e as mãozinhas “, o primeiro desenho animado em LIBRAS, a língua brasileira de sinais.

.

Não há inocentes
Raiane de Aguiar
4/10/23 |Qua. | 19h

Gênero: romance

Sinopse: A obra aborda a história de Sofia, uma adolescente que sofre por estar cercada de segredos. Além da mãe, que a todo custo tenta esconder seu passado, há também o melhor amigo que parece estar cada vez mais distante e aterrorizado. A obra aborda a responsabilidade afetiva e como as escolhas na juventude podem moldar quem nos tornamos. A autora mostra como os problemas familiares podem levar a consequências irreversíveis.

Biografia: Com uma paixão de longa data pela escrita, a autora já escreveu alguns romances, porém, teve sua estreia literária independente em 2023 com o livro, “Não há inocentes”, lançado em 2023. Atualmente está cursando Letras na Universidade UniCesumar, em Maringá.

Pequenas grandes coisas
Francismar Prestes Leal

4/10/23 |Qua.| 20h30

Gênero:  poesia

Sinopse: Poetrix é um terceto com até 30 sílabas e título. “Pequenas Grandes Coisas” é o primeiro livro solo de poetrix do autor, que faz parte do Movimento Internacional Poetrix (MIP).

Biografia: Médico hematologista em Maringá/PR, onde começou a escrever poetrix em 2009 e desde então espalha seus versos através do Movimento Internacional Poetrix (MIP).

A política pública de cultura em Maringá
Org. Celene Tonella
5/10/23 |Qui. | 9h30

Gênero: Pesquisa

Sinopse:

A presente obra foi concebida como um desdobramento das análises e reflexões dos profissionais que participaram da elaboração do Diagnóstico da Cultura no Município de Maringá, realizado por demanda da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A obra pretende estimular o debate, confrontar perspectivas e levantar temas que possam ser aprofundados e ressignificados. E deixar a Cultura no rol das políticas públicas fundamentais para o bem estar da comunidade.

Confiar em Deus é o segredo
Nando Campos
5/10/23 |Qui. | 19h

Gênero: Motivacional

Sinopse: Muito se ouve hoje em dia “Confie em Deus”, mas pouco se sabe sobre como ter essa total e suprema confiança, o autor acredita que Deus usa a sua palavra para libertar as pessoas e se considera sortudo pois acabou descobrindo na prática como ter essa suprema confiança e contará como essa experiência que mudou radicalmente a sua vida, e como aplicá-la mudará a vida dos leitores.
Biografia: Cantor, hipnoterapeuta e comendador. 

Dor e lágrimas nos Sertões do Brasil
Georges Kotsifas
5/10/23 |qui. | 20h30

Gênero: conto

Sinopse: A obra apresenta uma ampla reflexão sobre o quanto somos forasteiros, nos empurrando com delicadeza para pensarmos sobre o local da nossa cidadania, porém, não nos poupando da tríade dúvida: se ela está nos céus, na imaginação ou na memória?

Biografia: Nascido em Passos, estado de Minas Gerais, autor das obras: “Murmúrios”, “Guerras nas Fronteiras do Brasil”, “Lula: um brasileirinho e sua esquerda festiva”, “Dor e lágrimas nos sertões do Brasil”.

Pavilhão dos esquecidos
Georges Kotsifas
5/10/23 | qui. | 20h30

Gênero: conto

Sinopse:A obra Pavilhão dos esquecidos transborda um universo rico de detalhes que não só demonstram as várias opções de tempo, de espaço, como também de identidades. Numa mistura ora frenética, ora de suspense, segura o leitor com a metamorfose do mundo e da própria cognição e todos os elementos envolvidos nos contos deste livro.
A temática do mar revolto, dos monstros que insistem em emergir, dos medos que insanamente procuram ser esquecidos reproduzem fielmente a narrativa de diferentes coexistências do narrador e dos lugares que enumera na obra.
O autor delineia fielmente a teia entre narrador e personagens, misturando com rica narrativa as fronteiras entre eles e seus fluxos que envolverão certamente os leitores atentos, mas os deixando inquietos com o zigue-zague dos murmúrios ou fantasias de esquizofrenia, obsessões da arte da observação, inquietude dos suspenses e de um fim indeterminado dos acontecimentos.
“Pavilhão dos Esquecidos” certamente poderia ter sido batizado por “Kotsifas de Sintonia”, “Explosão”, ou, mesmo “Sobrevivência”.

Biografia: Nascido em Passos, estado de Minas Gerais, autor das obras: “Murmúrios”, “Guerras nas Fronteiras do Brasil”, “Lula: um brasileirinho e sua esquerda festiva”, “Dor e lágrimas nos sertões do Brasil”.

A história do Pavãozinho
Angela Ramalho 
6/10/23 |Sex. | 9h30

Gênero: Literatura infantil

Sinopse: Releitura de um clássico do cordel: “O romance do Pavão Misterioso” que em 2023 completou 100 anos, sendo considerado o mais famoso folheto de cordel do Brasil. Adaptada para crianças, a obra narra a aventura de um jovem apaixonado para raptar sua amada, vítima de um pai tirano. E consegue seu intento voando em uma espécie de aeroplano em formato de pavão.

Biografia: Pedagoga, jornalista e editora. Há 08 anos responde pelos projetos editoriais da A.R. Publisher Editora. Como escritora, publicou 13 livros, sendo esta sua 14ª obra.

Nise da Silveira
Patrícia Lessa
6/10/23 | Sex. | 14h 

Gênero: Infantojuvenil

Sinopse: Esta biografia de Nise da Silveira foi criada para inspirar crianças e jovens a acreditar no potencial e na força das mulheres brasileiras. Além de ser um incentivo ao estudo e à busca de conhecimentos, a obra objetiva contextualizar a luta dessa mulher dentro de uma profissão que antes era somente acessível aos homens. 

Biografia: Educadora feminista e ecovegana. Escreve e organiza livros, trabalhos acadêmicos e didáticos. Tradutora de livros e textos do francês. Atua no ensino universitário. Graduada em Educação Física e História. Doutora em História. Livros publicados recentes: Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura, publicado pela Editora Entremares (2020) e O Resgate do Touro Vermelho, pela Editora Luas (2021).

O Brasil no divã: análise crítica dos discursos psicanalíticos sobre o/a brasileiro/a
Mauricio Cardoso da Silva Junior
6/10/23 | Sex. | 16h

Gênero: científico

Sinopse: Desde a chegada da Psicanálise no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, teve início uma análise que já dura aproximadamente um século. O Brasil, estendido sob diferentes divãs ao longo dos anos, foi objeto de estudo de inúmeros especialistas das profundezas da alma. Contudo, apesar das distintas perspectivas teóricas e metodológicas, essas análises invariavelmente apresentaram – e continuam apresentando – conclusões muito semelhantes entre si, diagnosticando o/a brasileiro/a enquanto um tipo marcado pela transgressão ou recusa da lei, pelo cinismo, pela perversão do laço social, portador de falso-self, bovarista – em síntese, um sujeito que não ascendeu à condição de sujeito…

Biografia: Psicólogo, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na clínica psicanalítica e nas políticas públicas de educação, saúde e assistência social. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da UEM. Autor de artigos científicos em psicanálise e cultura.

Poesias da vida cotidiana
Jorge Antonio Salem
6/10/23 |Sex.| 19h

Gênero:  Poesia

Sinopse: Possui 50 poesias com imagens que mergulham profundamente nas experiências do cotidiano. Celebra a beleza dos momentos simples e lida com a dor, com sensibilidade e esperança. Cada verso é um testemunho das emoções e alegrias compartilhadas por todos ao longo da jornada da vida.

Biografia: Viúvo, farmacêutico, trabalha como fiscal no Conselho Regional de Farmácia do PR, mestre em Ciências da Saúde, católico, maçom. Natural de Iepê-SP. Atualmente reside em Nova Esperança-PR.

Nara, a capivara
Jairo Mendonça Fernandes
7/10/23 | Sáb | 9h30

Gênero:  infantojuvenil

Sinopse: Uma capivara curiosa que nasceu numa reserva no sul do Brasil resolve viajar e fazer novos amigos.

Biografia: Nascido em Pelotas-RS, reside no norte do Paraná há mais de 30 anos, estudou filosofia na UEL, sempre foi um leitor voraz. Começou a escrever em 2013. Nara, a capivara é sua primeira publicação.

Contando a história do Brasil em 25.000 palavras
André Flores
7/10/23 |Sáb.| 11h

Gênero: Historiográfico

Sinopse: O autor assume a postura de um estudante contando a história do Brasil para estudantes. A linguagem é a usada pelos jovens, com gírias e alguns estrangeirismos. Apesar de o forte do autor ser o humor, a obra possui conteúdo historiográfico e resumido. Apaixonado por História, para fundamentar-se o autor leu em um ano os principais títulos do gênero publicados no país.

Biografia: Influenciador digital, considerado o maior do Paraná e figura entre os maiores do Brasil. Faz shows de stand-up pelo Brasil.

Sobre o contemporâneo: multimeios de possibilidades
Organizadores: Rodrigo Gontijo e Roger D. Colacios
7/10/23 |Sab.| 14h

Gênero:  ensaio

Sinopse
: Pensar o contemporâneo, para além daquilo que está relacionado à nossa época ou a um tempo cronológico, se torna um grande desafio. “Sobre o Contemporâneo: Multimeios de Possibilidades”amplia esse entendimento, através de artigos, ensaios e ilustrações que estabelecem relações entre passado, presente e futuro, refletindo sobre a contemporaneidade nos âmbitos da política, educação, cinema, artes, comportamento e sexualidade.

A publicação conta com prefácio de Victor Simião, ilustrações de Tulipa Ruiz, artigos e ensaios de Aline Locastre, Ana Cristina Teodoro, André Rosa, Daniel Augusto, David Netto, Erick Vidoti, Graça Rossetto, Gustavo Ruiz, João Paulo Baliscei, Lucas Bambozzi, Maria Fernanda Abreu, Pierpaolo Negri, Rael Toffolo, Raimo Benedetti, Rodrigo Gontijo, Roger Colacios, Sabrina Schulz, Tiago Lucena, Vinicius Stein e Zuleika Bueno

S.R.I. dos meus afetos
Raquel Ferreira
7/10/23 | Sáb. | 16h

Gênero: poesia
Sinopse: A autora aplica ao leitor um procedimento cirúrgico e necessário. Seu método, no entanto, está longe do gesto simplório de apenas exalar de  gotas de alegria, tão cínicas quanto equivocadas. Para almas adoecidas, desesperadas, contorcidas de nossos tempos, prescreve a nudez do que cala no outro e expõe os limites do amor que se ilude no que apenas excita. Recomenda ao leitor perder-se, cegar-se, sofrer-se, procedimentos, que só a escrita revela como algo compreensível e de algum sentido.

Biografia: Estudante de Letras e Biblioteconomia, e Consultora de Polos na Unicesumar. Com 27 anos, esse é seu primeiro livro de poesias. Já participou da coletânea de contos (Des)emContos e alcançou segundo lugar no 1º Concurso Literário do Mastigando Letras – UEM, na categoria poesia com a obra Nevoeiro.

Contos do fim da tarde
Marcio Mendes Rocha
7/10/23 | Sáb. | 18h

Gênero: conto

Sinopse: Em uma rápida passada pelos contos temos: Anita e o jardineiro que passa um sentimento forte, descontrolado, uma libido no ar de uma mulher com um jovem adolescente. O alazão arrependido traz um cenário rural para um drama entre um cavalo que salva um menino. De manhã amanhã tem a centralidade do trabalho e a dimensão espacial do não trabalho, a cozinha. Uma história intimista de um dia de trabalho. A volta do quarteirão retrata um momento de chapação, um homem buscando romper com o estresse, e se permitindo buscar a alegria da vida…

Biografia: Escritor, flautista, fotógrafo, foi geógrafo como profissão, professor universitário e pesquisador, agora aposentado da universidade. Já publicou livros e capítulos de livros de geografia. Publicou o romance “Asa Grande: o último suspiro de um pretérito quase perfeito” em 2020, e o livro de contos “Contos do fim da tarde” em 2022.

Canteiro de obras
Daniel Davila
7/10/23 | Sáb. | 20h

Gênero: poesia

Sinopse: A obra é dividida em Lado A e Lado B. O Lado A apresenta como subtítulo “Cachorro Loko” e inicia-se com um conto-crônica sobre as desventuras do personagem Peixuxa, que vive a sua “Morte em Veneza” no litoral do Paraná, mais especificamente Guaratuba, em plena pandemia do “Coringa invadindo a cidade”. Em seguida, aparece o conto “Urubu Rei” e uma “Crônica poética”, e por fim, vários poemas líricos e iconoclastas. A saber: “Bifurcação”, “Na Rua dos Cataventos”, “Raulseixismo”, “LeminsKada”, entre outros. O Lado B, por sua vez, se intitula “Maluco Beleza” e é iniciado por poemas pílulas, ao estilo vanguardista e marginal dos anos 70 (contracultura), além de poemas longos como: “Esperma”, “Augusta”, “Antídoto”, entre outros. O prefácio e o comentário da contracapa foi construído pelo poeta e professor brasileiro e maringaense Jaime Vieira.

Biografia: Nasceu em Curitiba-PR, em 1982. Reside em Maringá. Professor de Letras Português-Francês, formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Estudante de Psicologia. Participou de algumas coletâneas de poesia e foi publicado diversas vezes em periódicos, blogs e redes sociais. É amante de música, em especial o Rock, o Rap e a MPB. Além de ser um cinéfilo e teatrólogo contumaz. É amante do tênis, esporte que já foi atleta e professor. É pai solo de um casal de filhos.

Efêmera
Geisi Mara Rodrigues Casemiro
8/10/23 | Dom. | 10h30

Gênero: poesia

Sinopse: Trata-se de um livro de poesias produzidas, em sua maioria, durante o período de pandemia. Período este que coincidiu com a segunda gestação da autora. A maioria das poesias tratam sobre a maternidade, a feminilidade e o amor.

“Minha avó paterna foi uma mulher forte que gestou muitos filhos, perdeu alguns deles, carregou farinha na cabeça e deixou-me um legado. Com a mesma linha que ela costurava o tapete ou as roupas das minhas bonecas, hoje teço meu texto. Como benzedeira, ela dizia palavras para acalmar dores, hoje, como psicóloga, sou escutadora de palavras para elaborar cores. Aqui, enquanto poeta, costuro minhas palavras para retratar os dissabores da minha brasilidade e da minha feminilidade.”

Biografia: Paranaense, nasceu em Pitanga, passou parte da infância e adolescência em Mato Rico, uma cidade que só tem uma rua que vai e outra que vem. De lá, mudou-se para Maringá, casou-se e teve quatro filhos. Psicóloga com pós-graduação e mestrado na área, exerce a clínica psicanalítica em seu consultório e escreve sobre a vida em qualquer lugar.

A Dona Aranha e o Espelho
Vanessa Miranda
8/10/23 | Dom. | 15h

Gênero: infantojuvenil

Sinopse: É um livro interativo que desperta a curiosidade e incentiva a investigação. Vem com duas aranhas, espelho e transferidor para que a criança possa brincar, investigar e aprender com bastante autonomia. Sua proposta é baseada na aprendizagem investigativa e multidisciplinaridade, a primeira página é um convite para trabalhar questões socioemocionais e refletir como lidamos com algo desconhecido, em seguida a Dona Aranha utiliza as práticas científicas para observar e questionar sobre a lateralidade no reflexo, já que uma das patinhas da aranha é vermelha.

Biografia:
Graduada em psicologia pela Florida Atlantic University, com especialização em terapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes, trabalhou como terapeuta na Behavior Analysis Inc. em Miami. Após sua especialização em aprendizagem baseada em investigação no Exploratorium Museum em São Francisco, Vanessa fundou a “Oficina dos Inventores”, criando experimentos interativos para crianças explorarem o mundo e desenvolvendo workshops para professores vivenciarem a aprendizagem prática baseada em investigação. 

Eu, Jornalista – 50 anos de histórias
Joel Cardoso
8/10/23 | Dom. | 17h30

Gênero: biografia

Sinopse: Seleção das narrativas jornalísticas e poéticas registradas durante os 50 anos de atividades ininterruptas exercidas pelo autor dentro e fora do país.

Biografia: Jornalista profissional, editor das plataformas de jornalismo que tem como carro-chefe a Revista RCP, é sócio fundador da Academia de Letras de Maringá e da União dos Jornalistas e Escritores – UNIJORE. Este é o sexto livro escrito pelo autor.

Dialeto das Senzalas
Jeferson Garcia
8/10/23 | Dom. | 19h30

Gênero: poesia

Sinopse: Quando se vive no último país a abolir a escravidão, onde a barbárie do capital desfila sobre pilhas de corpos apagados ou distorcidos em máscaras brancas, lutar é uma necessidade. Uma necessidade histórica, urgente e acima de tudo, coletiva. Perceber isso leva tempo e frequentemente é doloroso, o que faz com que muitos poetas tentem negar a realidade com floreios e divagações que mais turvam do que iluminam a consciência do povo. Para a nossa sorte, Jeferson Garcia não se senta com esses poetas e nos entrega uma poesia armada com o mesmo germe de contestação que falava Amílcar Cabral e tantos outros nomes que se recusaram a aceitar o inaceitável… (Orelha, por Valter Vidigal)

Biografia: Maringaense, nasceu em 1987, em Maringá-PR. Professor, mestre em Educação, militante político e poeta. Também é autor da obra teórica “Racismo, capital e emancipação humana”, publicado pelo Instituto Caio Prado Júnior (ICP) dos livros de poemas “Dialeto das Senzalas”, publicado pela editora Pedregulho e de “Nossas lágrimas são insubmissas”, publicado pela Mondru Editora, ambos em 2023. Também escreve contos e crônicas sobre nosso tempo.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy