Por Ingrid Souza / PMM – 17/09/2022
Literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais fazem parte da programação da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2022, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc). As ações acontecem entre os dias 2 e 6 de novembro, no Centro de Ações Culturais (CAC) e na Praça Renato Celidônio. O evento, que envolve escritores, artistas e empreendedores, será totalmente presencial após dois anos de atividades remotas ou híbridas devido à pandemia.
Na Flim, expositores têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos, como obras literárias e produções artísticas. “O evento é muito mais que uma feira literária. É um espaço para que as pessoas vivam e respirem cultura e, acima de tudo, que possam ter a oportunidade que muitas vezes não teriam de divulgar seus trabalhos, suas obras, suas artes. Em Maringá, temos muitos artistas que merecem destaque, que merecem ser vistos pelas milhares de pessoas que passam pelos nossos estandes. Queremos, cada vez mais, mostrar que Maringá é uma cidade que respira cultura”, enfatiza o secretário de Cultura, Victor Simião.
Chamamento público – O chamamento público para a ocupação dos estandes da Flim 2022, que segue aberto até 7/10, é destinado a pessoas físicas ou jurídicas e/ou entidades representativas interessadas em patrocinar o evento. O investimento mínimo varia de R$ 630,00 a R$ 1.890,00.
O montante arrecadado será destinado à compra de livros para as bibliotecas municipais. Em contrapartida, o solicitante tem o direito de explorar o estande do evento, que possui metragem de acordo com a cota patrocinada. Ao se cadastrar, os interessados deverão informar o investimento que desejam realizar, conforme valor mínimo estipulado.
Lançamentos literários – Já a inscrição para a realização de lançamentos literários na Flim 2022 segue aberta até 15/10. A ação abrirá espaço para que 14 escritores de Maringá e região lancem suas obras na feira.
Os escritores poderão se inscrever com obras de diversos gêneros textuais como romance, crônica, conto, ensaio, novela, biografia, poesia, dramaturgia, entre outros. Os livros inscritos deverão ter sido editados entre os anos de 2021 e 2022. Cada autor poderá lançar apenas uma obra.
Exposição de trabalhos editoriais – Ilustradores, designers, colagistas, entre outros, terão um espaço na Flim 2022 para exporem e comercializarem suas obras. Artistas visuais que ainda não tenham realizado trabalhos editoriais, mas desejam atuar na área, também podem participar.
A Flim disponibilizará a infraestrutura necessária para 10 artistas, como mesa, cadeiras, espaço para banner e monitor. O edital para exposição de trabalhos editoriais segue aberto até 15/10.